Uma das formas mais fáceis de conseguir fãs e seguidores nas redes sociais é lançar um concurso com boas premiações. Convidar possíveis clientes para participar por um prêmio gera normalmente um engajamento importante, que reflete o compromisso da marca em fazê-los felizes.

Geralmente os concursos nas redes sociais se baseiam em um prêmio em troca de algo, como dar like ou compartilhar certa informação. Os prêmios devem ser chamativos para o seu público-alvo e desde a escolha do vencedor até a entrega do produto, é preciso atenção e transparência. Caso contrário, todo o esforço em melhorar a imagem de marca pode se converter em um pesadelo.

Além do que já citamos, decidimos trazer 10 dicas do que não fazer em concursos via redes sociais. Confira:

10 dicas sobre o que nao fazer Midis sociais

10 dicas sobre o que nao fazer Midis sociais

 

1. Não faça um concurso sem ler as políticas de cada rede social;

2. Não faça um concurso em redes sociais sem ter um objetivo de marketing claro;

3. Não sorteie um iPad se sua marca não tem nada a ver com tecnologia;

4. Não faça um concurso que incentive a criação de contas falsas;

5. Não faça um concurso baseado em Likes no mural do Facebook;

6. Não faça um concurso no Facebook sem aplicativo na própria rede social;

7. Não publique os ganhadores do concurso no mural do Facebook, nem contate com eles por mensagem privada ou chat;

8. Não dê atenção aos trolls;

9. Não envie o prêmio do concurso meses depois.

10. Não faça um concurso de retweets (RTs) no Twitter.