O youPIX SP esperamos ansiosamente o de Porto Alegre deste ano, que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de julho, contou com diversas atividades e painéis sobre vários assuntos relacionados com web. Entre o que foi publicado no site, o que nos chamou mais atenção foi a palestra de Rosana Hermann, do blog Querido Leitor. Em sua apresentação, a autora apresentou as 10 principais tendências de conteúdo digital, que tomamos a liberdade de reproduzi-las aqui e acrescentarmos algumas considerações.

10 Tendências de Conteúdo Digital

As 10 Tendências de Conteúdo Digital:

1) Encontre o seu segmento

Definir bem o seu público-alvo é sempre o primeiro passo de qualquer ação de marketing. Entender com quem você está falando é importantíssimo para saber se comunicar. Também leve em consideração o que você quer transmitir! Falar sobre um assuno genérico não dá certo.

2) Entenda quem você representa

Leve em consideração que o que você diz pode impactar muitas pessoas e, mesmo sem querer, você pode se tornar o porta-voz dessa galera. Busque entender o que isso significa e tenha responsabilidade nos conteúdos que você produz ou compartilha.

3) Transite pelas multiplicidades de canais

Não se limite apenas ao Facebook! Existem diversos canais que podemos utilizar para compartilhar conteúdo. No entanto é preciso entender as características e as oportunidades que cada um deles oferece. Dê atenção para redes como o Twitter, Google+, Youtube, Pinterest, Tumblr e Instagram. Todas elas podem integrar a sua estratégia de marketing.

10 Tendências de Conteúdo Digital

4) Se você tiver uma rede poderosa você tem tudo

Tenha isso em mente! Participar de grupos no Facebook ou de discussões no Linkedin ajudam você a desenvolver uma rede de contatos. Com ela você pode alinhar opiniões com pessoas que têm interesses parecidos com os seus e, quando for compartilhar as informações que você produziu, elas vão enxergar o seu conteúdo com outros olhos.

5) Tenha uma causa

Nesse trabalho não basta apenas gerar afinidade com os seus seguidores. É preciso ter um motivo! Sem ele criamos um conteúdo pobre e vazio. #vemprarua

6) Exponha sua opinião

“Opinião é como um imã, ela polariza”. Seja lá qual for a sua opinião, ela irá direcionar as pessoas em uma direção: a favor ou contra. Temas polêmicos geram buzz, independente do meio.

“Mas não adianta ser imbecil nas opiniões, é necessário fundamentar sua opinião em argumentos consistentes.”

Aqui na BigHouseWeb fizemos isso com a campanha de divulgação para os testes de elenco do filme “Em 97 Era Assim”, onde abordamos temas bastante polêmicos envolvendo a vida dos adolescentes. Saiba um pouco mais sobre a campanha aqui.

7) Guie as pessoas

Estamos em um momento da história em que é muito fácil se tornar autodidata em praticamente qualquer coisa. A web está recheada com tutoriais e dicas. Faça isso também! É uma ótima maneira para difundir e perpetuar o conhecimento.

Quer aproveitar e aprender alguma coisa nova? Os posts abaixo podem ajudar você:
? Saiba como Recuperar a sua Fan Page do Facebook!
? O Melhor Feed para quem Trabalha com Web
? O Básico para Começar o seu Site

8) Seja curador

A quantidade de informações relevantes na web é imensa e, por isso, pode ser muito difícil organizar todas elas. Tente cumprir esse papel! Pegue suas referências e centralize elas em seu blog ou em suas redes sociais. A curadoria não é algo ruim (e não é plágio, desde que você cite as suas fontes, claro!).

9) Desenvolva formatos que se identificam com o público

Lembra o que falamos lá no começo? Conhecer o seu público irá permitir que você se aproxime dele mais facilmente.

Rosana deu um exemplo claro disso: a novela e a fofoca fazem parte da cultura do brasileiro, por isso, história personificadas e emocionantes prendem mais a nossa atenção. Assim como a linguagem informal nos deixa mais perto do nosso público e facilita o entendimento dos leitores.

10) Seja orientador de vida

Segundo Rosana, “as pessoas descobriram que não sabem nada”. Sendo assim, qualquer orientação para coisas diárias, que fuja do padrão e que, principalmente, tenha alguma utilidade para elas, inevitavelmente terá audiência.


Rosana concluiu sua palestra sobre as tendências de conteúdo digital dizendo que a mobilidade mudou o comportamento das pessoas e que o desejo de participar, não só consumir conteúdo, é inerente a todos nós. Temos momentos para consumir conteúdos: separamos o que consumimos em trânsito, no mobile, e o que iremos consumir em momentos mais tranquilos. Desenvolvemos um comportamento que se adéqua ao movimento físico do nosso dia.