Já falamos aqui no blog mais de uma vez sobre a criação de conteúdo (até dicas pra fazer um conteúdo bacana a gente já deu). Bom, de acordo com um post do Rick Sloboda para o Web Designer Depot, existem quatro pilares para fazer um conteúdo de sucesso.Vamos a eles:

Os 4 pilares de um conteúdo de sucesso!

1. Responda as perguntas certas

Se a sua estratégia de conteúdo é apenas “faz aí que a galera vai ver”, você já começou errando. Ao escrever os seus posts, não esqueça de identificar quem você quer atingir e o que eles querem.

Para determinar o que os seus visitantes querem ou precisam:

– Monitore as suas métricas ou peça feedback nas redes sociais
– Faça pesquisas usando pequenos presentes como incentivo
– Dê uma olhada nas características deles. O que fazem, o que gostam, etc.

2. Ajude os seus visitantes

Para criar um conteúdo de sucesso, tenha em mente que as pessoas têm um objetivo quando se conectam à internet. Seja matar tempo, postergar aquela louça suja na pia, conversar com os amigos ou procurar serviços e produtos. Sabendo disso, ajude os seus visitantes a encontrar o que eles estão procurando.

Organize, escreva e rotule as suas informações de uma forma simplificada. Isso ajuda o visitante a:

Encontrar o que ele está procurando

Menos é mais. Então remova informações irrelevantes, incluindo menus desnecessários e links. Deixe o seu espaço limpo e organizado.

Saber quais são as suas opções:

Inclua sidebars úteis e links úteis como “Saiba mais” ou “Produtos”.

3. Saiba vender o seu peixe

“Aja: você pode fazer que um prospect entenda e tenha interesse em seus produtos ou serviços; você pode até fazer com que ele sinta que precisa do que você está oferecendo, mas sem que você insíte-o a agir, a sua venda não se concretizará”. Isso foi escrito em 1944, em um manual de vendas e é aplicável até hoje. Isso é o “Call to Action” (CTA).

Call-To-Action é um dos pilares de um Conteúdo de Sucesso

A gente pode até trabalhar com novas tecnologias e tal, mas incitar uma venda ainda é uma das melhores práticas nesse meio. Online, o CTA pode ser uma notificação, um e-mail, uma aba para solicitar um orçamento ou se inscrever em alguma coisa.

É surpreendente, mas muitos sites não incluem um CTA, contando que o visitante tome toda a iniciativa para ir atrás da venda. Isso, além de ser uma presunção, pode emperrar uma possível venda.

4. Promova o seu conteúdo

Para criar um conteúdo de sucesso, você também precisa promovê-lo! Existem cada vez mais pessoas que procuram serviços e produtos na internet. E o SEO e um bom trabalho com redes sociais estão entre os fatores mais importantes para um marketing online de sucesso e que gera leads qualificados para o seu site.

Sincronizando o seu conteúdo com palavras-chaves importantes, quando um possível cliente fizer uma busca no Google, o seu site estará em uma melhor colocação e esse será um dos seus maiores diferenciais. Afinal de contas, você já ouviu aquela expressão:

“Se não está na primeira página do Google, não existe.”

Então faça um conteúdo de sucesso e exista!