Sabe aquilo que todo mundo fala sobre a importância de trocar de senha periodicamente? Pois é, talvez você deva fazer isso agora. Um usuário de um fórum russo sobre bitcoin publicou supostas 5 milhões de senhas do Gmail e seus respectivos endereços. Os administradores do fórum já retiraram o conteúdo do ar.

5 milhões de senhas do Gmail foram vazadas por hacker

A lista foi publicada no fórum btcsec.com na terça-feira, dia 9. O usuário tvskit postou um prints creen com diversas contas e seus acessos para provar que tinha o conteúdo. De acordo com ele, aproximadamente 60% das 5 milhões de senhas do Gmail eram atuais e estavam funcionando.

Segundo reportagem da revista Exame, informações apontam que as contas de Gmail vazadas são majoritariamente de usuários que usam o e-mail em inglês, russo e espanhol. Também foram vazados os acessos de e-mails da empresa russa Yandex.

O noticiário CNews, da Rússia, foi o primeiro a falar sobre o assunto. O telejornal procurou representantes do Google e da Yandex para comentar o incidente. De acordo com as duas empresas, as informações do hacker devem ter sido captadas com anos de trabalho e ataques a usuários individuais. Ambas alegam que seus servidores não foram violados.

Para saber se sua conta foi comprometida em algum momento, basta consultar o site Is leaked?. De qualquer maneira, pra não dar bobeira de ter seu e-mail invadido, talvez seja melhor trocar as suas senhas just in case.