O processador de um smartphone ou tablet é o que sustenta toda a experiência mobile. Cada app, notificação ou pixel é controlado pela CPU (apesar de alguns gráficos serem controlados por uma GPU separada). Atualmente o melhor chip disponível no mercado é o Snapdragon 805, que permite se conectar à realidade virtual no Samsung Gear VR. O Snapdragon 810 poderá proporcionar um desempenho ainda melhor em smartphones. Confira cinco tendência de smartphone que essa novidade possivelmente vai trazer em 2015:

1. Vídeo Juggle 4K

Smartphones, como LG G3, já possuem displays Quad HD (2,560 x 1,440), mas os novos dispositivos serão capazes de realizar transmissões sem fio de vídeos 4K (4,096 x 2,160) para TV com apenas alguns cliques. Para isso, será necessária uma televisão capaz de recebê-lo, mas elas também já estão sendo desenvolvidas. A empresa de tecnologia Qualcomm acredita que a própria audiência vai criar esses vídeos, visto que muitos celulares já são capazes de gravar filmes do tipo e a empresa estima que 500 milhões de dispositivos terão a tecnologia até 2018.

Tendências de smartphone que devem chegar em 2015

2. Simular um zoom óptico

A Core Photonics criou duas câmeras para smartphones: uma que possui maior ângulo, e outra com lente fixa que amplia a imagem em até 3 vezes. Utilizando o poder computacional do Qualcomm chip é possível combinar as duas imagens para criar uma foto melhor do que uma DSLR seria capaz de capturar, segundo a fabricante.

Tendências de smartphone que devem chegar em 2015

3. Gravar áudio direcional

Um grande problema em gravar vídeos com o celular é a qualidade do áudio. Com o Snapdragon 810, os dispositivos poderão processar o áudio capturando apenas direções específicas. Por exemplo, caso o usuário queira gravar apenas o áudio da pessoa que está sendo filmada, basta dizer à câmera para capturar a voz da pessoa e nada mais.

4. Servir como PC

Os dispositivos com a nova tecnologia poderão funcionar como PCs, conectando o smartphone ou tablet a um monitor e teclado via wireless. Um tablet com Qualcomm poderão ser utilizados no trabalho e conectados através da próxima geração de Wi-Fi, chamada 802.11ad (WiGig). O Snapdragon 810 será o primeiro chip Qualcomm a suportar a nova tecnologia de conexão, com velocidade 5 vezes maior do que a atual.

5. Jogar como um console

Por fim, um smartphone ou tablet com processador Snapdragon 810 poderá substituir consoles. O Android ainda apresenta problemas como plataforma de jogos. O hardware do próximo ano poderá conectar um monitor externo sem fio com facilidade para os usuários jogarem em telas grandes.

Tendências de smartphone que devem chegar em 2015