[Update]

O post abaixo foi um dos nossos mais acessados e curtidos que já publicamos, com um índice bem alto de aprovação. Por isso, buscamos atualizá-lo para que continue útil para quem acompanha o nosso blog!

Internet, conteúdo e seguidores

Levanta a mão quem aqui (.o/) já teve que produzir conteúdo para um cliente chato, sem um gancho legal. Levanta a mão aqui quem já criou um post sobre máquinas de café (.o/) ou sobre palmilhas para calçados especiais. Muitas vezes vamos nos deparar com contas assim, que não possuem um pinguinho de sex appeal. Mas e aí, fazer o que? Assim que você se recuperar do choro pensando nisso, leia as nossas dicas de como fazer o seu conteúdo algo mais legal de se ler.

1. Conte uma história

Não é porque você está escrevendo sobre alguma coisa do ramo industrial (zzz), que você não pode tentar contar uma historinha, ou algo que aconteceu com você. Isso faz com que o leitor note que, por trás de todo esse papo chato sobre indústria, uma pessoa de verdade está falando com ele.

2. Pode contar piada!Fabio Porchat Conteúdo

Aqui fica mais difícil, já que requer um pouco de senso de humor. Mas assim, não precisa tentar ser o Fabio Porchat. Às vezes uma simples escolha de palavras, ou algum comentário entre parênteses vai deixar o seu texto mais bacana. Relaxa, fala do seu jeito, mas tenha certeza que é engraçado.

3. Comece bem!

A introdução do seu post é uma das melhores (e mais fáceis) oportunidades para ser criativo e divertido (vide introdução desse post). Lembre-se também que você deve chamar atenção dos seus leitores. Se você começar com algo chato ou muito frio, quem vai querer seguir em frente e ver tudo o que você tem a dizer?

4. Cuidado com o seu tom

Um tema que já é chato, vai parecer ainda mais absurdamente chato se você utilizar um tom suave e sem emoção. Na maior parte dos casos, você pode simplesmente tentar escrever da mesma forma que fala com seus amigos no chat do Facebook – ainda mais se for um post de blog. Fazendo isso, a pessoa que ler vai receber um conteúdo educacional que é, ao mesmo tempo, agradável e simples de ler.

Imagem mais random da internet

5. Criatividade na hora de escolher imagens

Para as imagens, você também pode ser engraçado e criativo. Antes de qualquer coisa, ache uma com uma dimensão bacana, estamos no século XXI e ninguém mais aguenta ver fotos pixeladas de baixa resolução. Se não der pra ser engraçado, não seja. O conteúdo e a certeza que seu leitor irá compreender o seu post sempre virá em primeiro lugar.

6. Use referências populares

Não vê novela? Não sabe quem é o Felix? Poi está na hora de saber quem é. A utilização dessas referências pode deixar os seus posts menos chatos. Incluir uns trechinhos sobre os útlimos acontecimentos da novela ou sobre o final de Breaking Bad podem render mais alguns views e, novamente, trazer o leitor para mais perto da marca.

Mas saiba com quem você está falando, né! Se você trabalha com uma assistência técnica de computadores, é mais fácil você atrair audiência com o lançamento do GTA V do que com a explosão da Dona Redonda.

7.  GIFS

Gifs estão na moda. Use-os. É, na parte de gifs é basicamente isso.

original

8. Esconda alguns ovos de páscoa

Não, esquece os os ovos com embalagem bonita que vêm com bem menos chocolate que uma barra comum e custam bem mais caro. O grande lance aqui é esconder algumas piadinhas ocultas no post, como fizemos no post da nossa codificadora de interface Bruna.

Post Bruna

Ovinho de páscoa no post da nossa colega Bruna!

Você pode ter certeza que, quem está lendo, vai adorar achar essas mensagenzinhas subliminares escondidas no texto.

~ Dicas dadas, está na hora de colocar tudo isso em prática! Go, go, go, get out of here!