Esse é o tipo de notícia que a gente lê e pensa que nem parece novidade. Para muitos de nós dedicar mais tempo à Internet que à televisão é uma prática comum há algum tempo, mas não se pode esquecer que os dados estatísticos levam em consideração um público muito variado.

De qualquer forma, não é é novidade que a TV vem  perdendo gradualmente espaço para a internet. Segundo a Info Abril, neste ano de 2013 os americanos devem chegar “ao emblemático momento em que o tempo empregado em conteúdo digital vai superar o tempo gasto assistindo à TV.”

 

A virada aconteceu: Americanos já dedicam mais tempo à internet que à TV

A virada aconteceu: Americanos já dedicam mais tempo à internet que à TV

O estudo da eMarketer divulgado no portal aponta que o  tempo médio em que os adultos americanos passam consumindo Internet aumentou de 3 horas e 14 minutos por dia (em 2010) para 5 horas e 9 minutos diários neste ano. Esse cálculo leva em consideração a navegação na web e acesso a serviços online por meio de aplicativos móveis, que aliás, vêm sendo os grandes protagonistas dessa virada.

Apesar do tempo dedicado à TV também ter crescido nesse período ele é considerado pequeno, já que em 2010 os americanos passavam 4 horas e 24 minutos por dia, em média, diante do televisor. Neste ano, o tempo estimado é de 4 horas e 31 minutos. E, como se pode ver, pela primeira vez a internet vai ganhar mais tempo de atenção que a TV nos EUA.

Segundo os estudos da eMarketer, as pessoas vão dedicar, em média, 1 hora e 26 minutos por dia ao rádio e 32 minutos a jornais e revistas. O tempo de audição de rádio caiu um pouco(1 hora e 36 minutos em 2010), mas a queda mais assustadora ocorreu no tempo dedicado à mídia impressa, que era de 50 minutos em 2010 e neste ano se prevê 36% menos de consumo nesse tipo de meio. Não por acaso muitas revistas estão fechando também aqui no Brasil. Mas isso é assunto para outro post!