Eurobrand em colaboração com a APA criou um ranking das marcas mais valiosas do mundo, levando em consideração – entre outros índices – o  crescimento no ano de 2012. Ao observar a tabela abaixo, o resultado é curioso: no top 10 encontramos 9 marcas norte americanas e apenas uma estrangeira (da China!). Essa presença chinesa demonstra o poder que o gigante asiático vem mostrando nos últimos anos.

 

Ranking das marcas mais valiosas do mundo

Ranking das marcas mais valiosas do mundo

A número 1 do ranking é a Apple, que tem um valor de marca de 11o milhões de euros, além de ter crescido quase 10% em relação ao ano passado. No segundo lugar encontramos a popular Coca-Cola, que alcança 67,2 milhões de euros e cresceu 12,1%. O Google conseguiu um merecido terceiro lugar com um valor de marca de 55 milhões de euros com um crescimento de 8,7% em relação a 2012. A China Mobile alcançou o décimo lugar já que vale 45,1 milhões de euros e cresceu 2,5%.

 

É preciso chegar ao 12.o lugar para encontrar uma marca europeia: a LVMH. O conglomerado francês dono de mais de sessenta marcas como  LoeweHennessy e Sephora tem um valor de marca avaliado em 39 milhões de euros e crescimento anual de 14,7%. Tanto a austríaca Red Bull como a suíça Nestlé tiveram um crescimento importante com 25,1% em relação a 2012, situando-se nos 49° e no 15° lugares respectivamente.

 

Fonte: Marketing Directo