Aramazenamento na nuvemMuitas pessoas ainda não conhecem e, consequentemente, não sabem as vantagens de utilizar este serviço, que cresce a cada dia. Armazenamento na nuvem é, simplesmente, a ação de guardar um arquivo em um servidor online. É possível guardar fotos, músicas, vídeos, documentos, trabalhos de faculdade e praticamente qualquer outro tipo de arquivos. E, por ser online, esses arquivos ficam a sua disposição em qualquer local com acesso a internet. Seus arquivos no ar, ainda existe a possibilidade de escolher se somente você terá o acesso, compartilhá-lo com algumas pessoas ou com toda a web.

Listamos quatro razões para você guardar os seus arquivos na nuvem:

1) Disponibilidade: você poderá acessar os seus dados em qualquer lugar, precisando apenas de um dispositivo com acesso á internet.

2) Comodidade: uma vez que todo o processamento de dados é feito na nuvem, o utilizador não precisa se preocupar com problemas de compatibilidade de hardware/software e segurança.

3) Confiabilidade: como o processamento de dados não depende de um único servidor, em caso de falha, o serviço não fica comprometido.

4) Compartilhamento: ficou mais fácil disponibilizar arquivos e documentos. Pode-se liberar o acesso público ou manter apenas algumas pessoas com permissão para leitura, modificação e download.

Conheça alguns serviços que oferecem o serviço de armazenamento de arquivos na nuvem:

Box
Lançado em 2005, foi um dos pioneiros em oferecer este tipo de serviço.
Disponível em box.com.
– Espaço de armazenamento grátis: 5GB
– Extras: O diferencial do Box é permitir que, em contas de empresas, um arquivo possa ser editado online por uma variedade de usuários ao mesmo tempo. Estranhamente a conta paga pessoal não dá essa opção. Há também recursos como rastreamento de versões de arquivos, publicação de comentários e notificação por e-mail quando um arquivo é visualizado ou editado.

SkyDrive
Serviço da Microsost. Foi atualizado atualmente e possui um espaço relativamente pequeno, mas quem já tinha conta antes da atualização recebeu 25GB de armazenamento gratuito.
Disponível em live.skydrive.com.
– Espaço de armazenamento grátis: 7GB
– Extras: Fortemente integrado com serviços da Microsoft, como o Hotmail e o Office Web Apps. Permite editar arquivos de forma integrada com o Microsoft Office, embutir arquivos no formato Office para visualização em páginas e compartilhar arquivos, fotos e pastas diretamente com redes sociais como o Facebook e Twitter. Também oferece a opção de baixar toda uma pasta no formato .zip.

Dropbox
Criado em 2007 por estudantes do MIT. Principalmente por ter suporte a plataformas móveis, serviu de modelo para outros serviços do tipo. Disponível em dropbox.com.
– Espaço de armazenamento grátis: 2GB
– Extras: Convidar amigos para abrir uma conta no serviço vai dar a você (e ao seu amigo que for chamado) mais 500 MB de armazenamento extra gratuito. Mas o máximo que você pode atingir com esse método é 18 GB. Para contas pagas, cada amigo dá direito a 1 GB extra e o máximo que você pode ganhar com o método é 32 GB.

SugarSync
Criado em 2006 como um site de armazenamento de fotos, somente em 2009 passou a oferecer armazenamento de outros tipos de arquivos. Disponível em SugarSync.com.
– Espaço de armazenamento grátis: 5GB
– Extras: assim como o Dropbox, o serviço oferece espaço de armazenamento para aqueles que indicam amigos que criarem contas. Em contas gratuitas, cada amigo convidado rende 500 MB de espaço para ambos os usuários e o limite para esse tipo de conta é de 32 GB. Se um amigo que você convidar abrir uma conta paga de ao menos 30 GB, você e ele ganham 10 GB de armazenamento e não há limites para o armazenamento máximo.

Google Drive
Em 2012, a gigante de tecnologia começou a oferecer armazenamento de arquivos na nuvem através do Drive, que é altamente integrado ao Google Docs. Disponível em drive.google.com.
– Espaço de armazenamento grátis: 5GB
– Extras: O Google Drive fornece reconhecimento de textos e imagens e pré-visualização de mais de trinta tipos de arquivos, inclusive vídeo em alta definição e imagens geradas pelo Adobe Photoshop.

Ubuntu One
Criado pela Canonical em maio de 2009, o serviço está disponível em one.ubuntu.com.
– Espaço de armazenamento grátis: 5GB
– Extras: Forte integração com o Ubuntu. O aplicativo vem pré-instalado e a pasta sincronizada com a nuvem pode ser facilmente acessada pela pasta de documentos do usuário. Também possui serviço de streaming de músicas semelhante ao Play Music, do Google, por US$ 3,99 mensais.

iCloud
O iCloud é o serviço da Apple de armazenamento de arquivos na nuvem oferecido para usuários do iOS. Eles podem fazer backup de seus dados e armazená-los diretamente do próprio iDevice, para que estejam acessíveis, via iCloud.com, de qualquer lugar, em qualquer outro aparelho que tenha conexão à Internet, como um PC com Windows ou Mac OS.
– Espaço de armazenamento grátis: 5GB
– Extras: Backup de múltiplas informações úteis, possibilidade de editar arquivos salvos, visual muito agradável, rastreador de dispositivos

As vantagens e facilidades são muitas, assim como as opções de serviços para escolher. Escolha o que melhor se encaixar nas suas preferências.