Aconteceu na última quinta-feira, 8, o 16º Encontro Locaweb de Profissionais de Internet, no Teatro CIEE em Porto Alegre. O evento, que contou com o apoio (e presença da equipe) da BigHouseWeb, reuniu alguns dos melhores profissionais de diversos ramos da web para palestras e debates.

Dois curadores ficaram responsáveis por duas partes distintas do evento. Enquanto Diego Eis comandava a Sala Tableless, focada em desenvolvimento web. Martha Gabriel, por sua vez, coordenou o Auditório MBI – Marketing Business Inovation.

Depois da abertura oficial do encontro (e do coffee brake), Marcelo Tripoli foi o primeiro a palestrar no Aduditório MBI. Sua apresentação, “Esqueça a usabilidade. Experiências e prazer é o nome do jogo”, trouxe diversos vídeos com cases e exemplos práticos de como tornar a experiência do seu cliente mais agradável. É o caso do app EpicMix:

Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech e considerado um dos jovens mais inovadores do Brasil, subiu ao palco logo em seguida. De longe, a palestra “Inove ou Morra Tentando”, foi uma das que mais empolgou a equipe da BigHouseWeb. Descontraído e piadista, destacou que, para fazer algo inovador, aquilo deve melhorar a vida de alguém ou consertar o que está errado.

Destacou também que a inovação é colaborativa, quando toda a equipe se envolve com um projeto. Disse que é necessário criar pequenas start-ups dentro da empresa e mostrar que os colaboradores são fundamentais para o desenvolvimento dos projetos.

Na parte da tarde, foi realizado um painel no estilo TED com palestras de Cesar Paz, Dado Schneider, Edney Souza, Gabriel Casar e Victor Popper, seguido por um debate mediado por Martha. Nesse momento, os cinco palestrantes abordaram diversas questões como marketing de conteúdo, a digitalização dos meios, e-mail marketing e integração digital.

Painel estilo TED mediado por Martha Gabriel foi um dos pontos altos do 16º Encontro Locaweb

Painel estilo TED mediado por Martha Gabriel foi um dos pontos altos do 16º Encontro Locaweb de Profissionais de Internet

Os convidados ainda passaram por uma rodada de perguntas da plateia. Edney Souza foi enfático quando perguntado sobre “como aumentar o engajamento de uma marca”. Disse que essa não deveria ser a maior preocupação do trabalho de um social media. O cliente quer ver resultados e não engajamento.

“O engajamento é um meio, não um fim. O objetivo deve ser as conversões”

O encerramento ficou por conta de Martha Gabriel, que deu um panorama geral das tendências da comunicação e destacou a importância do Encontro Locaweb em Porto Alegre para o mercado se aprimorar com a troca de informações e conhecimento.