5 dicas para criar um site responsivo!Já faz algum tempo que o número de pessoas que se conectam à web via mobile cresce de forma impressionante. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia deste ano, por exemplo, 48% brasileiros acessam a internet através de tablets ou smartphones. Por isso, desenvolver um site preparado para diferentes telas é tão importante. Então ter algumas dicas para criar um site responsivo pode ser muito útil!

Cinco dicas para criar um site responsivo:

Um dos tópicos que estão em pauta quando falamos sobre web é que a experiência do usuário (UX) deve ser prazerosa, por isso a necessidade de fazer diferentes versões do mesmo site. Mas como colocar todas as informações de um site desktop na tela de um smartphone?

Impossível, além de ser um erro tentar fazer isso! Mas vamos falar mais sobre isso agora:

5 dicas para criar um site responsivo: Conteúdo01. Conteúdo

Na maior parte dos casos, o conteúdo de um site é adicionado apenas depois do projeto ter sido aprovado pelo cliente e o seu desenvolvimento local já estiver bem adiantado.

No entanto, o conteúdo é fundamental para que a equipe de desenvolvimento possa criar uma boa UX, ainda mais para dispositivos móveis.

Ter o conteúdo nas fases iniciais de um projeto pode evitar que grandes erros sejam cometidos e é bem mais provável que o resultado final esteja mais alinhado com aquela primeira versão com lorem ipsum apresentada ao cliente e que ele adorou. Isso evitará que você ouça “não ficou igual ao que vocês me mostraram”.

02. Limitando a funcionalidade

Parece algo idiota para dizer, mas tenha isso sempre em mente: os dispositivos móveis têm capacidades limitadas em comparação aos desktops. Por isso, projetar wireframes e fazer rascunhos voltados para mobile irão lhe ajudar a deixar o seu conteúdo parecido em um dispositivo móvel.

O mobile-first pode ajudar: a técnica limita o seu planejamento inicial ao menor tamanho de tela possível

Ter consciência das decisões que estamos fazendo durante a criação do projeto e ter um plano para lidar com elas em tablets e smartphones permitem que alguns elementos e características do site que não se traduzem bem para celular sejam cortados no início, e não atrapalhem tanto no futuro.

5 dicas para criar um site responsivo: Mobile First

03. Frameworks responsivos

Como o design interativo para celular decolou nos últimos anos, frameworks e bibliotecas personalizadas de código, como Foundation e Twitter Bootstrap, foram criados para acelerar os processos de desenvolvimento.

O que eles fazem é fornecer uma grade ou base geral para prototipagem rápida de diferentes layouts e funcionalidades móveis. Isso permite que você possa dedicar mais tempo com os detalhes de uma experiência eficaz.

5 dicas para criar um site responsivo: Frameworks Responsivos

04. Tamanhos de imagem

Com uma grande variedade de tamanhos de tela e resoluções, os sites precisam fornecer imagens de forma eficaz para tudo, desde um iMac de 27″ até um um Samsung Galaxy II.

Em poucas palavras, CSS Media Queries são pequenos pedaços de código que analisam o tamanho da janela do navegador do usuário e em seguida entregam imediatamente o código apropriado para o navegador específico.

05. Retrofitting Responsive

Você está feliz com o seu site, mas só quer que ele seja mobile friendly? É possível, mas esteja preparado para se envolver em um processo de descobertas significativas e se comprometer um pouco.

Dependendo do design atual e da estrutura do site, o retrofitting responsive pode ser simples, ou pode exigir alguma mudança intensa. Tudo depende de como o HTML e CSS estão escritos, e como o projeto de seu site se presta aos layouts móveis.

A única maneira de descobrir é auditar o código existente do seu site e discutir as prioridades e potenciais complicações.

Usando uma frase meio clichê: espere o inesperado. Quando você refaz parte do código de um website, geralmente existem algumas surpresinhas no caminho e que podem tomar mais tempo do que você havia calculado.

Algumas das funcionalidades que estão ótimas na versão para desktop podem se transformar em uma dor de cabeça terrível em um ambiente móvel.

5 dicas para criar um site responsivo: Retrofitting Design

A adaptação não é uma técnica ideal e é provável que seja mais rentável começar um novo projeto. No entanto, se você está contente com o atual design do seu site e não possui problemas de CMS para resolver, a adaptação pode valer a pena.