Embora o marketing digital já possua bases sólidas no mercado, é natural haver receio na hora de investir seu orçamento em um tipo de publicidade não convencional. Entretanto, é importante destacar que marketing digital é um dos meios mais assertivos e baratos disponíveis para atrair clientes e aumentar as vendas de uma marca, produto ou serviço.

Mitos e clichês são espalhados erroneamente sobre o assunto e muitos os encaram como lei absoluta. E, para que você não caia nesses clichês sobre marketing digital que são dispersados por aí, criamos uma lista com 4 deles que você deveria evitar na hora de investir na divulgação da sua marca na internet.

clichês sobre marketing digital

Clichês sobre marketing digital: evite para aumentar suas vendas

1) Não tenho dinheiro para investir

Sem dúvidas, esse é o maior dos clichês sobre marketing digital. Muitas pessoas acreditam que esse é um meio caro e dispendioso de publicidade. Outras, têm receio de o investimento não obter o retorno desejado. Mas, a verdade é que o marketing digital exige mais criatividade e empenho do que grandes fortunas. Uma pesquisa realizada pela State of Inbound 2015, constatou que empresas que adotam estratégia de Marketing Digital tendem a apresentar maior ROI (retorno sobre investimento) do que aquelas que adotam o marketing tradicional. O fácil acesso as mídias digitais garante ações de baixo – e, as vezes nenhum – custo.


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Um dos trunfos de divulgar uma marca na internet, é poder focar apenas nas pessoas de seu interesse, segmentando e sendo muito mais assertivo. Explicamos: quando uma propaganda passa na televisão, você não tem controle sobre quem vai assistir. Já no marketing digital, você direciona suas publicações e seus esforços apenas para o seu cliente ideal, acarretando em menos tempo e dinheiro investido em cada ação. Além disso, o marketing digital é completamente mensurável e as estratégias podem ser modificadas rapidamente, caso algum plano não esteja funcionando conforme o esperado.

2) Não tenho tempo disponível

Outro mito! Claro, como tudo na vida, marketing digital demanda um certo tempo, mas não é nada que seja impossível de absorver na rotina diária. Criar uma estratégia, produzir conteúdo e analisar seus resultados, demanda um certo esforço e tempo de trabalho, mas, ainda assim, é muito menor do que nos meios tradicionais.

Com estratégias flexíveis e foco no seu objetivo, o esforço aplicado no marketing digital é muito mais bem pensado, planejado e executado. Estude seus objetivos, programe suas ações e execute-as de forma correta. Depois é só acompanhar seus resultados e notar que, com menos tempo, se faz muito mais no marketing digital.

3) Redes sociais são apenas entretenimento

Já faz muito tempo que as redes sociais deixaram de ser vistas apenas como um passatempo e com uma forma de entretenimento. De acordo com a Salesforce o investimento em mídias sociais vem aumentando mais do que em qualquer outro canal de marketing digital. As redes sociais possuem grandes vantagens para divulgação de empresas, pois elas permitem uma aproximação pessoal e segmentada de potenciais clientes.

Através das mídias sociais conseguimos conhecer as necessidades e anseios do nosso público alvo, facilitando a elaboração de estratégias eficientes de divulgação da marca para o público exato que queremos atingir.

4) Um blog não faz sentido para minha empresa

Criar um blog faz sentido para qualquer empresa. Já falamos sobre o assunto aqui no blog. Quando investimos em publicidade na internet estamos falando de conquistas o público através de estratégias de engajamento e conversão. A maneira mais fácil de conquistar isso é oferecendo conteúdo de valor, que agregue conhecimentos ou dicas importantes, que mereçam ser lidas. De acordo com a iMedia Connection, 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre uma marca depois de consumir conteúdo da mesma.

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a gerar conteúdo de valor, porém, a principal é o blog. Com um blog, você gera conteúdo relacionado ao seu produto e atrai potenciais clientes sem a necessidade de enchê-lo ofertas o tempo todo. Outro ponto positivo é que com um blog você educa seu público, mostrando-lhe a importância de seus serviços e produtos.

Por ser uma ferramenta extremamente pessoal, com um blog você também humaniza sua empresa e acaba criando uma intimidade com seu cliente, que pode tornar-se um defensor de sua marca. Em resumo, se você não tem um blog da sua marca, já passou da hora de criar um e potencializar seu relacionamento com leads e clientes. Não caia nesses clichês sobre marketing digital!


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