Esperamos que se você começou um blog, ele não tenha acabado rapidamente. Caso isso não tenha acontecido você já está de parabéns! Provavelmente é porque você fez um grande trabalho e se conectou rápido com seu público e tornou-se um blogueiro. A maioria dos blogueiros de sucesso também tiveram altos e baixos pelo caminho. E, quase sempre, aqueles que fizeram MUITO sucesso, trabalharam bastante para consegui-lo e isso tomou um tempo antes que as pessoas começassem a reconhecer seus nomes.

 
Por exemplo, Perez Hilton, o famoso blogueiro falastrão dos EUA, também começou de baixo e custou um pouco até que ganhasse seguidores. No entanto, a partir do momento que seus posts e videos começaram a chamar a atenção, a blogosfera possibilitou seu sucesso. Ele soube transformar em ouro sua arte de fazer chacota com as celebridades americanas. Mas nem tudo foram flores para Perez, que começou de uma manera bastante controversa. No principio, era um homem homossexual, obeso, de cabelo rosa, que falava mal e escrevia boatos sobre os ídolos de muita gente. Um personagem bastante especial, não acham?

Blogueiro Perez Hilton - antes e depois

Blogueiro Perez Hilton – antes e depois

 

Obviamente, ele ouviu tudo que era possível e chegou a ser agredido fisicamente. Agora magro e ruivo, ele soube encontrar seu lugar, ganhando cada vez mais seguidores e fãs. Soube encontrar seu nicho e assim superou as adversidades. Agora ele é a celebridade!

Seja em blogs empresariais ou pessoais, se dedique a encontrar pessoas que se interessem pelo mesmo assunto que você. Isso ajudará a construir leitores e fãs. Eles serão seus próprios cheerleaders e manterão vivo seu blog. Sem uma base de fãs, você será basicamente uma pessoa que fala sozinha através de um blog…. Não é essa a idéia, certo?
Por outro lado, nem tudo é cor de rosa no mundo blogger. Os escritores esportivos, críticos de games, cinema, livros, etc, tem que enfrentar todos os dias comentários negativos de leitores, assim como as blogs empresariais que recebem críticas severas aos seus produtos também nesse canal. Ninguém está livre disso. Algumas pessoas poderão estragar a sua imagem, caso se proponham a fazer isso e é preciso estar preparado para os haters. 
Para alguns, isso é divertido. Ter uma reputação, seja boa ou má, fará você ser notado (ainda que a ideia sempre seja ter uma boa reputação). Correr o risco e consegui-la será muito gratificante. Ter fãs e gente que responde ao que você escreve é legal, não?
Parece difícil no começo: fazer um blog, posts, construir uma base de fãs e manter tudo atualizado, ao mesmo tempo. Mas assim que tudo estiver funcionando você vai estar muito satisfeito de ser mais um exemplo de sucesso no mundo da internet.

 

Indicação de leitura: 16 formas de promover seu blog!