Talvez este post possa parecer um pouco paradoxal, uma vez que campanhas de links patrocinados não interferem nos resultados de busca orgânica. No entanto, isso não quer dizer que não seja possível aliar as duas práticas. Analisando o Google AdWords, podemos obter diversas informações para aprimorar a sua estratégia de SEO.


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Como o Google AdWords pode ajudar na sua estratégia de SEO

Como o Google AdWords pode ajudar na sua estratégia de SEO:

Com as informações disponíveis no Google AdWords, é possível descobrir novas palavras-chave, o potencial de cada uma delas, assim como estimar quais termos dão resultados e convertem mais. Confira abaixo como, efetivamente, podemos obter esses dados:

Descobrir novas palavras-chave

Toda boa campanha de Adwords ou SEO começa com um primeiro passo comum: uma pesquisa de palavras-chave. O problema é que, mesmo quando fazemos um extenso levantamento inicial, sempre há termos que acabam ficando de fora e outros novos que vão surgindo ao longo do tempo.

Geralmente tomamos conhecimento destes termos quando olhamos nos relatórios de Analytics os acessos via busca paga e orgânica. No entanto, como vamos ver mais adiante, muitos deles aparecem como “(not provided)”, o que pode atrapalhar um pouco a sua estratégia de SEO.

Por isso, o AdWords é muito útil para estender as nossas listas de palavras-chave e aumentar as oportunidades de ranking.

Descobrir potencial das palavras-chave

Uma boa recomendação para a sua campanha de AdWords é direcionar o seu investimento para conversões – seja para a geração de leads ou vendas. Dessa forma, além dos benefícios imediatos, é possível testar a taxa de conversão das palavras-chave relevantes para o seu negócio e identificar quais trazem o maior número de leads.

É bem normal descobrir que as palavras com maior volume de buscas não são as que, necessariamente, geram mais conversões. Também é possível identificar alguns termos que pareciam ser muito relevantes para o negócio, mas que não convertem muito bem.

Assim é possível ser muito mais efetivo na escolha de quais palavras-chave vale a pena brigar em SEO, e portanto, ter um resultado melhor também sobre esse trabalho.

Estimar conversão dos termos “(not provided)”

Já faz algum tempo que o Google implementou uma mudança no seu sistema de busca que “camufla” a palavra-chave procurada pelo usuário se ele estiver logado com o Gmail, YouTube ou qualquer outra conta do Google.

O resultado desta mudança é que, nos relatórios do Analytics, não conseguimos ver quais foram os termos buscados por esses usuários, aparecendo apenas o termo “(not provided)” para estes resultados. No site da BigHouseWeb, por exemplo, no último mês os termos not provided chegaram a 96%.

Por isso, para saber a taxa de conversão de cada palavra-chave e então planejar adequadamente a sua estratégia de SEO, utilizar os relatórios do AdWords pode ser uma ótima saída!


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