Uma entrevista realizada pela ESET em países da América Latina sobre o uso das redes sociais revela que 51,4% dos usuários que usa redes sociais faz isso com fins corporativos e 41,9% compartilha informações sobre trabalho nessas plataformas. Esse estudo é interessante porque mostra que os usos das redes sociais vão além do tradicional contato com amigos e familiares, ainda que essa comunicação com os próximos ocupe 85,6% das atividades realizadas pelos usuários. 53,6% utiliza as redes também com fins acadêmicos e, em terceiro lugar, aparece o uso corporativo. 

 

Diante da pergunta sobre que tipo de dados compartilham as pessoas nas redes, 49,1% dos entrevistados afirmou que compartilha informações de trabalho, 55,3% difunde informações pessoais e 53,4% publica notícias (os números não fecham 100% porque as alternativas não são excludentes).

Como os latino americanos usam as redes sociais?

Como os latino americanos usam as redes sociais?

O fato de um pouco mais da metade dos entrevistados compartilhar dados corporativos e que o trabalho se coloque como o terceiro motivo mais importante mostra que as empresas e os usuários também utilizam esses novos meios para desenvolver suas tarefas no trabalho.

A entrevista também mostrou alguns dados sobre o uso de dispositivos móveis na região, e revelou que 70,5% das pessoas entrevistadas usa algum dispositivo móvel para acessar redes sociais. Esses dados complementam o relatório que a ComScore divulgou no relatório “El futuro Digital en Lationamérica 2013”, que identificou as tendências predominantes entre os usuários de Internet no continente.

A entrevista realizada pela ComScore revelava que o México, junto com Brasil,  Argentina, Perú e Chile, sãoos países do continente com maior dedicação a redes sociais em termos de tempo. O Brasil é o país que tem maior número de usuários de Internet na América Latina (concentra 42% dos internautas latino americanos), seguido de México, que conta com 24 milhões de pessoas conectadas.

O relatório da ComScore mostrou também que os tablets e smartphones tem uma participação cada vez maior sobre o total de tráfego digital.

Como os latino americanos usam as redes sociais?

Como os latino americanos usam as redes sociais?

Veja outros dados gerados pela ComScore sobre internet e os usuários brasileiros aqui.