Escrito por: Mariana Titoni*

Você já entrou em uma loja e sentiu um aroma específico no ar que se repete toda vez que você entra lá? Ou você já viu uma postagem no seu feed do Facebook e soube exatamente que ela pertencia a uma empresa X sem ao menos ter visto o logo – ou qualquer outro identificador – da mesma?

Pois é. Tudo isso é pensado por alguém e acontece devido ao design multissensorial. O que muitas pessoas não sabem é que, além da visão, todos os outros sentidos do corpo humano podem ser explorados pelas marcas como meio de conquistar seus usuários.

Se pararmos um minuto para pensar, somos bombardeados com milhares de informações visuais o tempo todo. Com isso, nosso cérebro acaba guardando informações mais facilmente quando, além da visão, outro sentido é utilizado.

Uma pesquisa feita pela marca Intel Inside mostrou que o logotom da empresa é mais reconhecível e memorável para os usuários do que o próprio logotipo. Caso você não lembre do som, o vídeo abaixo mostra que a identidade visual da Intel muda, mas a identidade sonora não.

Em meio a tantas imagens visuais de marcas que temos contato, uma marca que tem um som identificador se diferencia em meio às outras.

E você já parou para pensar porque a maioria dos produtos de limpeza possui cheiros cítricos e, muitas vezes, especificamente um cheiro de limão? Um estudo realizado em 1992 revelou que aromas cítricos trazem mais rapidamente a sensação de limpeza do que aromas doces.

Para entender melhor como algumas marcas pensam o design multissensorial em sua comunicação, recomendo a leitura do livro Brand Sense do autor Martin Lindstrom.


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Mas qual dos sentidos eu escolho para estimular o usuário?

As pessoas reagem as marcas de maneira holística, ou seja, buscam um entendimento integral das diferentes formas que a empresa se comunica. Por isso, mais importante do que estimular apenas um dos sentidos humanos é combinar dois ou mais deles para que o efeito sobre o usuário seja ainda mais eficiente.

 

 design multissensorial

Como utilizar o design multissensorial para aumentar suas vendas

E como eu aplico isso tudo na minha própria marca?

É importante ter em mente que uma marca multissensorial faz uso de todos os sentidos pois leva em conta a maneira como seu usuário vê o mundo. Além disso, cria a percepção das pessoas em relação a marca através dos cinco sentidos em cada ponto de contato.

E não esqueça que qualquer estímulo sensorial proposto deve ser compatível com a proposta da marca ou do produto. Caso contrário, você estará confundindo o usuário.

*Mariana Titoni é Designer na BigHouseWeb