Que o Edgerank, do Facebook, é uma ferramenta que mensura quantos acessos, curtidas e comentários a sua página tem na rede social todo mundo já sabe. Mas a maioria ainda não tem a informação para saber em qual horário é melhor postar um conteúdo, que tipo de conteúdo e para qual público. Organizamos abaixo uma lista de dicas para dinamizar a sua página. Confira:

Horários e formas de interação inusitadas, como quiz, são algumas das dicas (Reprodução)

Usar imagens e vídeos

As imagens e vídeos não só possuem uma relevância maior como, em função das cores e do tamanho que ocupam no feed de notícias, acabam chamando muito mais a atenção do usuário. Isso aumenta a probabilidade de cliques, curtidas e comentários, tornando a publicação ainda mais relevante e alimentando o círculo virtuoso.

Fazer perguntas

Perguntas têm por natureza a responsividade, a interação, exatamente o que precisamos para aumentar a relevância da publicação. Pedir opinião sobre algo, questionar as preferencias dos fãs, fazer um quiz, desafio ou preencher a lacuna são algumas formas válidas de fazer as pessoas interagirem.

Escolher bons horários para publicar

O horário da publicação faz bastante diferença nos resultados.

Entender os hábitos do público e descobrir quais são os horários de pico pode ter um impacto significativo nas publicações.

É importante levar em consideração que o Facebook é mais utilizado como forma de lazer, e os melhores horários ali podem ser bem diferentes dos melhores horários para marketing por email.

O domingo à noite, por exemplo, costuma ser ótimo para atualizações no Facebook. Vale a pena testar diversas opções.

Filtrar bem o conteúdo e determinar uma boa frequência

Se sua empresa é pouco criteriosa ao publicar conteúdo, o resultado é que muita gente pode ignorar ou, pior ainda, ocultar suas publicações. Isso é péssimo para a relevância e afinidade.

A frequência com que o conteúdo é publicado também tem interferência: muito pode incomodar e pouco não vai garantir um bom número de interações. Tente publicar ao menos uma vez ao dia, mas seja rigoroso: somente conteúdo de qualidade.

Pedir para interagir

Ao fazer uma atualização, pode sentir interessante acrescentar um pedido para curtir, compartilhar ou comentar. Isso pode funcionar como um incentivo extra para que as pessoas realmente façam essas ações.

Usar o “promova”

O Facebook lançou há pouco tempo o recurso “promova”, que exibe uma atualização para pessoas que não a veriam de forma orgânica (gratuita). Com a ferramenta paga é possível expandir o alcance da mensagem – apenas páginas com mais de 400 curtidas.

O interessante é que alcançando mais pessoas de forma paga, ao passo que elas interagem, o alcance orgânico também aumenta.

Mensurar no Insights

O Facebook oferece uma ótima opção de análise, o Insigths, que mostra quanto cada publicação foi visualizada, teve cliques e interações.

Estando logado como administrador da página, basta adicionar ?sk=page_insights ao final do endereço da página acessá-lo.

Por mais que existam algumas indicações e boas práticas, cada caso é diferente e pode ter demandas específicas. Testar e analisar de forma mais cientifica os experimentos é a melhor forma de encontrar que funciona e o que não funciona para sua empresa.