conteúdo na jornada de compra

Produzir conteúdo na jornada de compra é um passo importante para clientes em potencial conhecerem seu produto ou serviço.

É por meio dele que o futuro comprador entenderá o que é o produto (ou serviço) e conhecerá os prós e contras da contratação dele.

Tudo em relação de transparência e tom informativo: pilares do inbound Marketing e exigências central do consumidor de hoje.   

Por essa razão, elaboramos este conteúdo para você saber como funciona a jornada de compra e sua importância para gerar leads em sua empresa.

 


Você pode se interessar por esses posts:

Saiba como superar o bloqueio criativo

Jornalistas no Marketing Digital: Eu, jornalista, lembrando do dia em que conheci o Inbound Marketing…

Referências: dicas de onde procurar inspiração para seus projetos


 

Para isso acontecer, seu conteúdo precisa ser muito bem pensado, pois do contrário, a produção pode acabar sendo um tiro no pé.

Ao invés de esclarecer as dúvidas de seus leitores, um conteúdo mal produzido pode indicar desleixo e negligência com as pessoas que o consomem.

O que faz parecer que você não está dando importância ao que seu público precisa e quer ler, mas sim apenas em vender e divulgar seu serviço.

Conteúdo baseado apenas em venda costuma se tornar monótono e pode causar efeito inverso: ele vai, provavelmente, afastar seu público-alvo.

Tenha em mente também que, ainda que o conteúdo seja relevante, ele deve direcionar ao que você está oferecendo. Caso contrário, não farão seu lead procurar pela sua empresa.

A melhor maneira para acertar em suas produções é entender como funciona o pensamento do seu cliente e como o conteúdo, na jornada de compra, fará com que ele busque pelo seu serviço.

 

O que é Jornada de Compra?

A jornada de compra é o caminho que o usuário percorre antes de fechar negócio.

Vamos explicar:

Imagine que o processo de compra tem um roteiro a ser seguido até o consumidor fechar negócio. Ele é integrado por 4 etapas que levam à tomada de decisão. Cada um desses passos representa um momento do visitante ou lead em relação ao produto, com demandas específicas de conteúdo e informações, até chegar até ao fim do processo. Ou seja, a compra do seu serviço ou produto.

Vamos entender cada uma destas etapas?

 

Etapa 1: Aprendizado e Descoberta

Neste momento, o usuário está conhecendo o seu produto. Ele ainda não sabe que precisa dele.

O conteúdo a ser produzido nesse estágio também é conhecido como Topo de funil.

É agora que você deve atrair a atenção do seu cliente em potencial, levando mais informações sobre o assunto que ele está buscando.

É durante o processo de aprendizado e descoberta que seu lead vai entender melhor o que você está oferecendo.

Portanto, é interessante criar um conteúdo na jornada de compra mais amplo e introdutório como, por exemplo, o que é o serviço ou suscitando situações nas quais o serviço pode ser apontado como uma das soluções possíveis.

A abordagem deve ser sutil: ela deve levar o cliente a entender que, em seus processos, há melhorias possíveis.

 

Etapa 2: Reconhecimento do Problema

Nesta etapa, seu conteúdo na jornada de compra deve fazer o leitor perceber que tem um problema.

Isso faz com que ele procure as soluções para resolvê-lo. Aqui, sua produção pode ser mais aprofundada e direcionada ao problema: são conteúdos de Meio de Funil, aplicados quando seu cliente precisa se identificar com a situação que você está descrevendo e reconhecer algum problema nela.

Exemplos de temas a serem trabalhados nessa etapa:

  • Saiba tudo sobre o problema X. Como resolvê-lo?
  • Como solucionar o problema X em 5 passos simples

 

Etapa 3: Consideração da Solução

Neste estágio, você deve proporcionar ao seu consumidor um conteúdo na jornada de compra que apresente algumas opções para ele e entre elas o seu produto ou serviço.

Um jeito interessante de fazer isso é relatar algum caso de cliente que usou seu produto para resolver o problema em sua empresa.

Peça a seus atuais clientes que cedam depoimentos abordando como seu produto ajudou na organização dele e elabore conteúdo baseado nisso.

Confira os exemplos abaixo para conteúdo de Fundo de Funil:

  • Como minha empresa mudou com o uso de x produto
  • 7 cuidados que sua empresa deve ter ao escolher x serviço

 

Etapa 4: Decisão de Compra

A decisão de compra é o momento que mais estávamos esperando.

Mas não pense que a causa já está ganha!

Neste estágio, é muito importante manter a qualidade de seu conteúdo na jornada de compra.

Isso mostra seu diferencial e convence o lead que aquilo você está oferecendo é a escolha certa para a empresa dele.

Veja exemplos de conteúdos a serem elaborados nesse estágio:

  • As diferenças entre empresa com seu produto x empresa sem seu produto
  • Como funciona (seu produto) na prática

A importância do conteúdo na jornada de compra

Agora que você já conhece as etapas da jornada de compra, pode planejar seus conteúdos baseados em cada uma delas.

Lembre-se: todos os estágio são importantes!

  • Conteúdos de topo de funil atraem visitantes gerando leads para seu negócio.
  • Produção de meio de funil atinge aquele cliente que tem algum conhecimento sobre e/ou utiliza o serviço e demanda aprimoramento de processos que o produto ou serviço pode oferecer.

O conteúdo na jornada de compra é uma excelente maneira de fidelizar e engajar seus clientes em potencial.

Crie conteúdo de qualidade, pensando sempre na experiência do usuário ao ler o que você está publicando.