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Você já deve ter ouvido falar de advocacy marketing. Trata-se de um conceito que aborda os defensores da marca, que são clientes que falam favoravelmente sobre uma empresa ou produto, passando mensagens positivas boca-a-boca sobre a marca para outras pessoas.

Nem só de postagens e anúncios a comunicação é feita. Cada vez mais, as empresas precisam estar atentas a todas as formas de comunicar, seja ela planejada, como no caso dos anúncios, ou espontânea, quando sua marca se envolve em algum acontecimento fora do seu controle. É ai que entram seus “advogados”.Defensores da marca também são conhecidos como brand advocates

Os defensores da marca são facilmente reconhecidos, pois em geral são apaixonados pelo produto ou serviço e se engajam com o mesmo, recomendando a amigos, espalhando seu posicionamento e defendendo-o dos que possam ir contra ele. Toda atenção é necessária para que sua empresa conquiste seguidores através do marketing digital, como você já leu aqui.

Conheça 3 dicas para transformar seus consumidores em defensores da marca

A imagem da empresa perante os consumidores precisa estar impecável, principalmente para os que interagem, compartilham, curtem e postam. Por isso, a empresa deve estar sempre gerenciando suas redes sociais. Um comentário despretensioso em uma postagem pode ser curtido e compartilhado milhares de vezes por muitas pessoas, alavancando ou declinando sua reputação, que afetará diretamente os seus negócios. E os consumidores sabem disso. Mas como fazer com que eles estejam ao seu lado, sendo os brand advocates?

Estimule as sugestões pessoais

Você já deve ter perguntado para algum parente em um jantar de família ou para um amigo, num happy hour, a opinião dele sobre algum produto. Com os defensores da marca, muitas sugestões ainda acontecem de forma pessoal e espontânea, apesar de o mundo estar cada vez mais online. Quando incentivados, seus defensores são motivados a falar bem de sua empresa.

Dê atenção para as Redes Sociais

É de extrema importância ter clientes compartilhando, curtindo e comentando positivamente sobre sua empresa nas redes sociais. Conforme comentamos aqui, você pode entender os hábitos dos usuários nas redes sociais e saber que praticamente todo usuário online possui pelo menos uma rede social.

Sua empresa nunca sabe quando precisará de um desses defensores da marca caso alguém poste algo negativo sobre seu serviço ou produto. É ele que irá reverter de forma espontânea o comentário ou experiência ruim que possa ter havido com outra pessoa.

Monitore discussões em comunidades online

Esses advogados da marca são referência para quem busca saber sobre o seu produto ou serviço em comunidades online. Aqui você pôde entender bem o papel da publicidade digital e saber que as pessoas confiam em relatos de uso de pessoas que expõem suas experiências com determinada marca.

Eles possuem o poder de criar reviews em sites especializados, e , por isso, as empresas precisam “reanimar” essa paixão que eles tem por elas. Certamente os comentários positivos feitos pelos usuários ajudarão os consumidores que estejam pensando em se tornar clientes de determinada organização.

As marcas não podem concentrar seus esforços em saber o que podem perder com alguma reclamação, mas sim, o que podem ganhar com elogios e satisfação. Um caso bem recente envolveu a marca O Boticário, que pôde medir seu grau de popularidade e arrecadou muitos defensores da marca nas redes sociais. A campanha “Casais” feita para o Dia dos Namorados trazia a temática de que todo tipo de amor vale a pena, incluindo casais hetero e homossexuais.

Enquanto uns detonavam a campanha da rede de cosméticos e perfumes, outros defensores da marca a elogiavam com unhas e dentes, provando que os consumidores que possuam uma relação sólida e próxima com sua empresa são motivados a indicá-la e defendê-la diante de qualquer desvio atípico. Eles querem que amigos, familiares e conhecidos tenham a mesma experiência prazerosa que possuem.

Sua empresa possui defensores da marca? Prestamos consultoria e somos especialistas em redes sociais!

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