Quando criamos uma landing page ou um e-commerce, é preciso dar atenção especial para o que chamamos de “call-to-action” – em português, chamada para ação. Essas chamadas são tentativas de induzir o usuário a uma compra, assinatura, cadastro, etc. Ele pode servir para levá-lo até uma página de conversão, ou mesmo para que a conversão seja realizada. Então, para fazer o seu call-to-action ser notado, criamos algumas dicas para ajudá-lo no processo!

Como fazer meu call-to-action ser notado?

Call-To-Action do site Peixe Urbano

Normalmente, os call-to-action são vistos na forma de botões, mas também podem ser links em um texto ou imagens. Um dos modelos mais comuns é este aqui ao lado, adotado pelo site de compras coletivas Peixe Urbano.

Toda página de conversão tem um objetivo, então, toda página de conversão deve ter, no mínimo, uma chamada capaz de ganhar a atenção do usuário e fazê-lo clicar. Se o usuário clicar em “compre”, quer dizer que o objetivo da página foi atingido.

Como fazer meu call-to-action ser notado?

Os call-to-action normalmente ficam misturados entre todo o conteúdo da página, o que faz com que muitas vezes eles passem desapercebidos pelos usuários. Pensando nisso, separamos cinco dicas fundamentais para você usar em seu site.

1. Use cores contrastantes

Todos os elementos do site, incluindo textos, imagens e logos, estão concorrendo diretamente com as suas tentativas de chamar a atenção do cliente. Então, se você quer fazer seu call-to-action ser notado, ele deve sobressair-se aos olhos dele. Usar uma cor que contraste com os outros elementos da página pode ser uma boa forma de garantir atenção.

Podemos usar o call to action do Peixo Urbano para exemplificar novamente, que faz bom uso do contraste.

Como fazer meu call-to-action ser notado?

2. Escolha uma boa posição

Coloque a chamada em uma posição que favoreça a visualização. É importante que você deixe o seu call-to-action em um local visível e que não seja necessário dar scroll para vê-lo. Essa técnica se chama “above the fold” (que signfica “acima da dobra”) e se originou nos jornais, em que as manchetes mais importantes deveriam aparecer antes do ponto em que o jornal é dobrado.

3. Insira imagens

Essa dica é quase óbvia. Quando batemos olho em um site (ou em uma capa de jornal, revista, livro, outdoor, etc), notamos primeiramente a imagem. Dessa forma, se você colocar uma imagem em seu call-to-action, é muito provável que ele seja percebido. Mas por favor, não escolha a primeira que encontrar no Shutter.

4. Indique com setas

As setas possuem o poder único de dizer algo tipo “Ei, ignore todas essas outras coisas, olhe para lá“. Então, use-as.

Como fazer meu call-to-action ser notado?

5. Mexa com o tamanho

Entenda a importância de cada uma das chamadas do seu site, e-commerce ou landing page. O tamanho dos seus call-to-action dependerá da relevância de cada um deles.