A criação de conteúdo é uma das técnicas mais efetivas de marketing digital, recomendada por diversos profissionais. Publicamos aqui recentemente um infográfico do Viver de Blog que aponta as diversas vantagens na utilização do content marketing. Porém, isso não significa que você deva obrigatoriamente criar todos os seus textos do zero.

A curadoria de conteúdo também é uma ótima maneira de mostrar que você entende o assunto e que está ligado no que acontece no seu mercado. Através de conteúdos produzidos por terceiros, o qual você apenas organiza e compartilha, o grande desafio da curadoria é fazer com que o seu público se interesse e interaja – mas também encontramos a mesma dificuldade quando produzimos os nossos próprios posts.

Sem alcance e engajamento, o marketing de conteúdo perde o seu sentido. Então, para aumentarmos o número de likes, comentários e compartilhamentos, separamos cinco dicas, que vimos no Proxxima, de como a curadoria de conteúdo pode levar ao engajamento:

1. Busque conteúdo de diversas fontes

Você provavelmente acompanha o conteúdo de grandes empresas da sua área, e não há mal nenhum em utilizá-las. No entanto, limitar-se somente às grandes marcas faz seu blog ou página correr o risco de replicar um conteúdo que seu público já viu alguns dias ou semanas antes.

Para fugir disto, procure sites, blogs e fan pages de outros países ou que não estão tanto em evidência. Dessa forma você minimiza o risco de saturar o seu público.

2. Invista em multiplataformas

Falar que você deve usar multiplataformas já é batido. Em qualquer palestra ou seminário de web, pode ter certeza que você vai ouvir que “investir em novas plataformas é muito importante”. E é mesmo! Seus leitores começaram a consumir informação de maneiras diferentes, então é seu dever pensar em novos jeitos de se comunicar com eles. Mas como? Bom, você pode criar um podcast ou uma websérie que discuta os assuntos mais interessantes do seu blog? Para passar ainda mais credibilidades ao seu vídeo, você pode convidar algum especialista para participar, que tal?

Invista em multiplataformas!

Se você possui uma grande concentração de leitores em uma área geográfica específica, crie um evento presencial para desenvolver a interação entre os seus leitores off-line. Se o seu público está espalhado pelo mundo, não tem problema! Você pode utilizar o Google Hangout ou realizar um encontro por videoconferência. Redirecionar o conteúdo através de múltiplas plataformas permite que você vá cada vez mais longe a cada nova ideia.

3. Deixe que o leitor participe

Se você permitir que os seus leitores entrem no processo de criação de conteúdo para o seu blog, eles passam a se interessar mais e tornam-se mais engajados. Uma sugestão: publique alguma coisa (bem produzida, claro!) de algum leitor ou crie uma enquete para tentar descobrir os assuntos que o seu público se interessa mais. Encoraje-os a enviarem e-mails com ideia e sugestões, ou mesmo com links que eles gostariam que você compartilhasse.

É possível, também, que você conquiste clientes por causa dessas participações! A gente explica: se você estiver publicando um livro, você poderia postar diferentes opções de capa para que os leitores votem no desenho final! Uma vez que esses leitores sentem que fizeram parte do processo de criação, a probabilidade de comprarem esse livro quando for lançado é muito maior!

4. Diga algo inesperado

Quando você encontrar um conteúdo compartilhável, não seja simplista! Ao invés de replicá-lo tal qual ou resumir o que outra pessoa escreveu, busque apresentar a sua perspectiva da coisa toda. Qual a motivação de uma pessoa ler um texto no seu blog, se ela pode ir direto até a fonte? Então aproveite para dizer alguma coisa sobre aquilo e dê a sua opinião. Tente dizer algo inovador.

Respeitar as opiniões é importante, mas não deixe de dizer o que realmente pensa. Se, por um acaso, você ler um texto que diz que as redes sociais vão acabar no próximo trimestre hahahaha, não se acanhe e discorde, mas aponte dados e dê os seus motivos.

5. Inclua fortes chamadas convocatórias

Algumas pesquisas apontaram que tuítes que contêm a frase “retweet, por favor” ganham quatro vezes mais RTs do que outras publicações. Chamadas com tom convocatório são um componente chave em postagens em blogs, já que são capazes de encorajar os leitores a compartilhar, comentar ou tomar qualquer outro tipo de atitude. Fazer perguntas também aumentam o nível de engajamento, assim como o uso de emoticons! ;D