O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que pode tomar diversas formas, dependendo dos objetivos da empresa e do seu público-alvo. Por isso, neste post vamos esclarecer as diferenças no marketing de conteúdo para B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business).

De forma geral, o conteúdo B2B será direcionado para executivos e influenciadores de empresas, enquanto o marketing B2C se destina ao cliente final em busca de um produto ou serviço. Continue lendo e confira mais diferenças entre marketing de conteúdo B2B e B2C.


Você também pode se interessar por estes posts:

8 dicas para deixar o seu conteúdo mais bacana!
Como divulgar uma empresa B2B na web
Os 4 pilares de um conteúdo de sucesso
– Motivos para você tirar seu site do Wix: quando o barato não compensa.

 

 


Diferenças entre marketing de conteúdo B2B e B2C

O marketing B2C traduz as interações feitas entre empresa e o consumidor final. Já o B2B se traduz em comunicação entre empresas, ou seja, quando uma empresa comercializa produtos ou serviços para outra.

Diferenças entre marketing de conteúdo b2b e b2c

Além de se diferenciarem por seu público-alvo, empresas B2B e B2C usam diferentes estratégias de marketing para chegar a eles, já que é necessário linguagem e abordagem diferentes para tratar do consumidor final e de uma empresa.

O B2C, que é dirigido para as massas, tem por definição entender e ir atrás das necessidades básicas e desejos desse público. Por isso, grande parte das campanhas são focadas em relacionamento e conversão de vendas. Por sua vez, o B2B se dá de maneira mais prática, focando na redução de custos, crescimento do lucro e geração de leads com boa qualificação.

Os canais utilizado para colocar o B2C ou B2B em prática até podem ser iguais, e geralmente são utilizados blogs, redes sociais, email marketing ou lojas virtuais. A diferença se encontra na forma de uso desses meios de comunicação.

No caso do B2C, é importante focar no marketing de relacionamento. Isso significa um conteúdo relevante e forma de expressão clara e direta para se relacionar com o público.

Diferenças entre marketing de conteúdo b2b e b2cJá no B2B, o investimento em canais de nicho é mais importante. Com ciclos de venda mais longos, o B2B exige foco na geração, segmentação e nutrição contínua de leads, para que a educação do mercado se traduza em vendas no médio e longo prazos.

No caso do B2C, entende-se que já existe uma demanda latente e basta um estímulo para que as pessoas que sentem necessidade por um produto ou serviço o comprem. Enquanto o marketing B2C pode trabalhar mais o lado emocional em suas ações, o B2B faz uso de dados e informações que ajudem na tomada de decisão, já que o público corporativo requisita mais ferramentas de prova de conceito e cálculos de custo versus benefícios.

Tanto os consumidores finais quanto as empresas sentem maior credibilidade e conforto para fechar o negócio após ler conteúdos de relevância e alto valor informativo sobre tudo o que será comercializado. Por isso o bom conteúdo, independente do tipo de mercado, é a base para construir relevância.