Já faz algum tempo acho que todo mundo já sacou, né?, vêm sendo analisado que o alcance dos conteúdos das páginas empresarias no Facebook está diminuindo, atingindo cada vez menos pessoas. Recentemente, no dia 5 de dezembro, a AdAge revelou detalhes de uma apresentação de vendas do Facebook, declarando suas estratégias para as mídias pagas. De acordo com essa apresentação, investir em mídia será importante para as marcas garantirem que seu conteúdo está alcançando seu público.

“Esperamos que a distribuição orgânica dos posts de uma página tenha um declínio gradual com o tempo, enquanto trabalhamos para ter certeza de que as pessoas estão tendo uma experiência significativa no site.”

Isso tudo significa que, sem desembolsar alguns reais, você dificilmente vai alcançar os seus objetivos dentro do Facebook. No entanto, criar um anúncio para um post sem qualquer tipo de penso e estratégia, também não vai conseguir fazer sua fan page decolar. A prioridade continua sendo a criação de um conteúdo relevante e bem direcionado.

E falando em “bem direcionado”, é cada vez mais importante a definição e a compreensão do nosso público alvo. Desenvolver um conteúdo editorial estratégico relevante e usá-lo de forma criativa continua sendo fundamental para a divulgação da sua página.

Nessa mesma apresentação, o próprio Facebook reitera isso, apontando alguns aspectos relevantes para divulgar sua fan page, como por exemplo:

-Conteúdo criativo é crucial
-Adaptar e otimizar as conversas em tempo real, baseando-se no feedback dado pela base de fãs
-Ainda haverá distribuição orgânica, e ela será mais forte para os conteúdos com maior engajamento

Quer dizer, mesmo que o Facebook tenha aumentado a importância para as mídias pagas, os princípios permanecem praticamente inalterados. O conteúdo continua sendo a parte mais importante desse trabalho. Então, sabendo disso, bóra pensar bem todas as nossas postagens!

Veja a apresentação do Facebook clicando aqui.

facebook-distribuição-orgânica