Existem inúmeras formas de divulgar uma empresa B2B na web. São diversas estratégias e redes sociais que podemos utilizar, no entanto, o primeiro passo para qualquer uma delas consiste em analisar o nosso público-alvo. Quem irá ver a nossa campanha? Em qual momento do dia? A pessoa que irá contratar o nosso serviço ou comprar o nosso produto está nas redes sociais? É preciso definir com a maior exatidão possível quem queremos atingir.

Para tomar a decisão correta, não se baseie pela estratégia que pareça mais fácil. Ao invés disso, escolha uma estratégia que condiza com o seu mercado-alvo. Abaixo, listamos algumas estratégias B2b que irá ajudá-lo a promover sua empresa nas redes sociais.

Linkedin - Rede social de negócios

LinkedIn

Recentemente, saíram pesquisas de que o LinkedIn ultrapassou 200 milhões de usuários. No entanto, 30% desse público se encontra nos Estados Unidos. Mas esse dado não deve desencorajar. O Brasil é um dos países que mais crescem em uso de redes sociais e o LinkedIn é uma rede que vêm crescendo muito nos últimos tempos.

Muitas empresas (e muitos executivos) já fazem parte da rede para praticamente tudo. Contratações, manter uma rede de contatos profissionais, etc. Então, se você quiser se conectar com grandes executivos, estar no Linkedin pode ser uma ótima opção.

O LinkedIn funciona, praticamente, como uma rede social offline, ou seja, as pessoas não se comunicam. Ter um perfil ativo, nesse caso, fará o seu nome estar na frente dos outros e será mais provável que você consiga construir o seu negócio por aqui.

Blog

Se você acha que criar sua estratégia de marketing apenas com o LinkedIn não é o suficiente, você pode considerar criar um blog para a sua empresa. Com a combinação certa, você pode melhorar o seu ranqueamento em mecanismos de busca (Google) a longo prazo.

Um blog, em primeiro lugar, leva tempo a dar resultados relevantes, mais ou menos entre seis meses e um ano. E em segundo lugar, atualizar um blog tomará muito do seu tempo, por isso o ideal é que você terceirize esse serviço.

Com isso em mente, precisamos de uma estratégia que aumente nossas chances de sucesso, sem perder muito tempo.

O aspecto mais importante de um blog é que ele exige que você seja consistente. O Google quer ver você postando regularmente. Quanto mais conteúdo você fornecer, mais oportunidades você dá para um possível leitor ver sua publicação (assim como seus serviços ou produtos).

Wordpress Social Media b2b

Escrever um bom conteúdo, é apenas metade da batalha. Despois de postado, você precisa divulgá-lo. Para isso, você pode recorrer ao seu Facebook, Twitter, LinkedIn e, inclusive, a sua lista de e-mails. Dessa forma, você irá gerar tráfego para o seu site.

Nossa dica, caso você queira fazer um blog, é certamente o WordPress. Simples e efetivo.

E então, que tal um teste?