Apesar de ser uma das melhores formas de marketing digital disponíveis, muita gente não vê valor nesse canal de comunicação. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosíssima na hora de melhorar seu relacionamento com o cliente e, também, aumentar sua taxa de conversão. Quando um potencial cliente abre o seu e-mail, é um dos poucos momentos em que você vai ter um instante de intimidade com ele, afinal, no e-mail não há outras propagandas ou conteúdos que possam atrair sua atenção.

E-mail Marketing

O e-mail também é uma forma de fazer com que o cliente lembre que você existe. Por mais que seu e-mail não resulte em uma conversão instantaneamente, quando seus serviços forem necessários, ele lembrará que recebeu um e-mail de alguma empresa que faz o que ele está procurando. Há também, no e-mail marketing, uma vantagem financeira: o custo do envio de e-mail é praticamente zero, ainda mais tendo em vista o grande potencial de ganho.

Pensando em ajudar você a montar uma boa estratégia de e-mail marketing, que atinja seus clientes em potencial, criamos uma lista com 4 dicas matadoras na hora de planejar sua régua de e-mails.

1. Cuidado com as imagens

Imagens podem ser de grande ajuda na hora de montar um layout para o seu e-mail. Contudo, tome cuidado para não utilizar imagens no corpo do e-mail. Hoje em dia, com o avanço dos bloqueadores de spam, mensagens que contém apenas imagens são bloqueadas imediatamente, fazendo com que a eficácia do seu e-mail seja reduzida a zero.

Uma dica é mesclar o corpo do seu e-mail com textos e imagens, sempre preenchendo as alt tags das imagens, colocando descrições e links, assim os bloqueadores não entenderão seu e-mail como spam.

Outro problema com o uso de imagens é o tamanho. Imagens muito pesadas demoram pra carregar e podem fazer seu potencial cliente perder a paciência e fechar o e-mail antes de visualizar seu conteúdo.


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2. Frequência certa

A frequência exata é um dos segredos para o sucesso no e-mail marketing. Enviar muitos e-mails pode ter resultados desagradáveis, tais como, importunar seu potencial cliente e, por consequência, fazer com que ele cancele os seus e-mails.

Já a baixa frequência, acaba não produzindo a intimidade e proximidade necessária para um bom relacionamento com o cliente. Por isso, procure enviar no mínimo 1 e-mail por mês.

Outra prática recomendada é a criação de um calendário de e-mails, marcando as datas de envio. Isso tornará mais fácil a identificação das melhores datas para iniciar suas automações ou até mesmo seus e-mails recorrentes.

3. Varie o tipo e o modelo do e-mail

Existem diversos formatos que são utilizados para constituição de um e-mail marketing. Dentre esses, destacam-se os 4 formatos principais: Newsletters, Promocionais, Transacionais e o E-mail para datas especiais. Ser assertivo na hora de escolher o tipo de e-mail, é fator de influência direta na sua taxa de conversões.

Muitas ou poucas imagens? Textos curtos ou textos longos? Disponibilizar materiais ricos? Essas são algumas das dúvidas que serão respondidas em um post especial sobre o assunto que está sendo preparado, explicando cada detalhe, para que você fique totalmente por dentro dos modelos de e-mail marketing.

4. Horário

Um dos principais fatores que influenciam na taxa de abertura de um e-mail é o horário que ele é enviado. Um e-mail que é enviado na sexta-feira às 18h tem uma alta probabilidade de não ser aberto, ou então, não ser levado a sério, pois, nesse horário o receptor já está no final do expediente e pronto para o final de semana.

Uma boa prática, é escolher horários pela manhã, pois esse é o período de inicio da jornada de trabalho e tem maior propensão a abertura de e-mails. Outro horário adequado é no final da tarde, pois nesse período as urgências do dia de trabalho geralmente já foram resolvidas, sobrando tempo, enfim, para o destinatário visualizar seus e-mails sem grandes preocupações.


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