Um dos setores dentro da corporação que mais sofre prejuízo durante a crise é o de marketing. Mas você sabe, afinal, pra quê ele serve? O departamento de marketing estuda o mercado e os clientes, determina o melhor modo e momento para atingir o público-alvo e trabalha com o restante da empresa na tentativa de alavancar novos negócios.

É esse setor que gerencia a comunicação com leads (termo do inbound marketing utilizado para clientes em potencial que demonstrou algum interesse pela sua empresa). Confira nesse post algumas informações importantes sobre o relacionamento com leads e saiba como isso pode ajudar a aumentar suas vendas.


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O QUE É LEAD?

A palavra “lead” se tornou conhecida e muito popular entre as empresas que trabalham com marketing digital. Lead é considerado toda oportunidade de negócio para a empresa. Geralmente, alguém que forneceu suas informações de contato (e-mail, telefone, etc) em troca de uma oferta no seu site.

Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço. A geração de leads é fundamental para o sucesso da empresa no marketing digital, pois ela garante que a comunicação esteja sendo feita com as pessoas certas no momento adequado.

Lead: cliente em potencial que demonstra interesse pela sua empresa, produto ou serviço.

COMO GERAR LEADS QUALIFICADOS?

Com uma estratégia de Inbound Marketing bem definida, você passa a gerar leads qualificados e consequentemente aumenta a eficácia das suas ações de marketing, conquistando assim mais clientes e melhorando proporcionalmente suas vendas. Passa, ainda, a construir estratégias mais eficazes de relacionamento, potencializando sua fidelização com seus clientes. Como se faz isso?

MATERIAIS EDUCATIVOS

E-books: conteúdo mais denso e educativo sobre determinado tema que a empresa domina. Troca-se esse material pelo contato do lead. Vantagem de transferir autoridade para a empresa. Poucas empresas produzem algo tão rico quanto esse. Por exemplo, aqui na agência temos um E-book com 25 Dicas Para E-commerces.

Whitepapers: material mais resumido, pode ser um PDF de 3, 4 páginas que dá dicas sobre determinado assunto relacionado ao produto/serviço da empresa.

Webinars: abreviação para “web-based seminar”. Ou seja, um seminário realizado no ambiente web. Trata-se de um novo canal que tem sido largamente utilizado por diversas empresas como uma nova ferramenta para comunicação.

Diagnósticos: consultoria gratuita ou avaliação sem custo. Qualquer coisa que motive o usuário a ganhar algum tipo de serviço. Nossa equipe de Adwords, por exemplo, oferece um Diagnóstico Grátis Google Adwords.

 

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Toda ação de marketing precisa partir de um diagnóstico.

LANDING PAGES

Lugar apropriado e criado especificamente para converter visitantes em leads. Nesta ferramenta, precisamos coletar dados preciosos sobre o visitante, afim de convertê-lo em um lead e, possivelmente, em um cliente. Oferecemos aqui acesso às ofertas acima descritas em troca de um e-mail, telefone de contato ou outras informações pertinentes ao momento. Para nosso cliente Smartmob Coworking criamos uma landing page para promover seu e-book de como planejar uma startup.

PROMOÇÕES

Pode ser uma chamada dentro do site da empresa, como calls-to-action ou campanhas patrocinadas no Facebook ou Adwords, E-mail marketing e etc. No final desse texto mesmo você encontrará um call-to-action para um E-book Sobre Inbound Marketing.

CONCLUSÃO

São diversas formas possíveis para gerar tráfego e atrair visitantes. Elas precisam sempre visar a geração de leads e posteriormente potenciais clientes. Sabemos que o Inbound Marketing é sim a “bola da vez”, mas que não é tão simples quanto algumas pessoas pensam. É preciso análise, planejamento e conhecimento de seu público-alvo para gerar mensagens que possam impactar positivamente seu negócio.


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