Gerenciar redes sociais dentro de uma estratégia de marketing maior não é uma tarefa simples. Mesmo que em diversos casos a utilização de redes sociais seja mais rentável que outros meios de publicidade, fatores como tempo, recursos e criação de uma equipe de social media exigem muito comprometimento de uma empresa, seja ela pequena ou grande.

Saiba como fortalecer sua equipe de social media!

Cada negócio é diferente quando falamos em organização interna, assim como os objetivos a serem alcançados. Como resultado, a equipe de social media também irá variar muito conforme o trabalho que será feito.

Mesmo que não exista uma fórmula exata para montar uma equipe de social media, é necessário integrar o social em todas as áreas da empresa para descobrir as necessidades e hierarquias desse segmento. Segundo o Hootsuite, empresas que investem em social podem elevar o valor anual de seus negócios em até US$ 1,3 trilhões. Portanto, alinhar sua equipe aos esforços de social media marketing pode gerar resultados na visibilidade e da marca, além de fortalecer relações com consumidores.

Confira os passos para fortalecer sua equipe de social media:

1. Convença a diretoria

Apresente o ROI das redes sociais para a empresa de uma forma ilustrada e apontando dados da indústria. Compare a eficiência do social com a da televisão ou de outras mídias tradicionais e estime os resultados que poderão ser alcançados com o investimento.

Ao conversar com seus gestores, você terá a chance de articular melhor como a empresa poderá trabalhar o social em cada departamento.

2. Dê treinamentos

Coordene sua equipe sobre como devem interagir e usar as redes sociais em benefício da empresa. Estabeleça regras para sua companhia, seguidas por treinamentos formais para trazer cada membro a um nível básico de entendimento sobre como usar o social para gerar resultados.

A educação mais ampla da empresa é necessária para construir habilidades e conhecimento que irão ajudá-la a ter sucesso neste meio, evitando desastres no processo.

3. Desenvolva uma estratégia com objetivos

Desenvolva uma estratégia aprofundada para alinhar esforços de curto e longo prazo em departamentos que ficarão responsáveis pelas redes sociais. Existem pontos que dizem respeito a todos os departamentos, mas alguns gerenciam social media com mais frequência e, portanto, precisam de um plano para esses esforços.

Sua estratégia deve definir os objetivos do uso da social media, as táticas para atingir essas metas, os recursos necessários para executar esses planos e as métricas que você utilizará para ajudar a analisar o sucesso desses esforços.

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4. Coordene o social para aumentar as vendas

Segundo o All Twitter, as mídias sociais impulsionarão o crescimento do comércio online, resultando em um aumento de US$ 4,5 bilhões em 2016. As redes sociais são fundamentais para atrair a atenção de possíveis consumidores, mapear a jornada e continuar a construir perfis melhores.

5. Use as redes sociais para facilitar o serviço ao consumidor

Sua estratégia de social media deve ir ao encontro das necessidades do consumidor. Isso exige que a equipe escute e monitore as conversas relacionadas com a marca. Crie uma conta para lidar somente com dúvidas e preocupações dos consumidores, para que o feedback e experiência sejam cada vez melhores.

6. Marketing e integração com social

A equipe de marketing deve liderar a integração das redes sociais na empresa, uma vez que ela trabalha mais próxima a esses canais. Esse departamento deverá ser responsável por manter as plataformas da empresa atualizadas, assim como as ferramentas que auxiliam no gerenciamento do processo, o conteúdo a ser produzido e como se manter na liderança da indústria.