Logotipo Website Orkut Rede Social

A Hello Research, empresa especializada em pesquisas para a internet, divulgou na Folha de S. Paulo que 55% dos internautas que utilizam o Facebook ainda utilizam o Orkut, como comunicação primária ou secundária. O estudo é importante para as empresas especializadas em anúncios, já que a Hello Research apontou que há 55 milhões de usuários ativos no Facebook atualmente, em território nacional.

No total, são 65 milhões de internautas que utilizam redes sociais. O MSN, em franca decadência, conta com 65% dos usuários do Facebook. O levantamento aponta ainda que a região Sul tem 12% dos internautas de redes sociais. O Sudeste domina, com 55%, seguido pelo Nordeste – 20% -. O Norte e Sul, juntos, dominam 13% deste mercado.

A Hello Research dividiu os usuários de redes sociais em quatro categorias:

  • “Arroz de festa” (30%): utilizam as redes sociais mais de uma vez ao dia e dão palpites em todos os assuntos;
  •  “Do contra” (27%): acessam pouco as redes, mas comentam muito em posts que desagradam. Preferem falar de trabalho e julgam sexo como tema inoportuno;
  • “Hooligan” (22%): fazem piadas abertamente, falam sobre sexo e, principalmente, futebol;
  • “Maricota” (21%): comentam muito sobre novelas, pouco ou nada sobre política e, quando se deparam com material desagradável, comentam indignados.

Na pesquisa, 1,3 mil pessoas foram entrevistadas em 70 cidades no mês de outubro.