Já comentamos por aqui que as redes sociais são uma ótima oportunidade para as marcas se aproximarem de seus consumidores, desde que, para isso, tenham traçado uma estratégia clara. Após os primeiros meses de atuação digital é preciso medir o engajamento e avaliar a presença da marca. Hoje a Big House traz seis parâmetros que devem ser levados em consideração:

6 métricas para avaliar sua marca no Facebook

6 métricas para avaliar sua marca no Facebook

Engagement. O engajamento é un conceito utilizado para medir o vínculo dos fãs com a marca. Quanto maior a participação deles em uma publicação, maior o vínculo e o compromisso que eles têm com sua marca.

Top users A métrica de usuários mais ativos possibilita detectar quem são os usuários que mais interagem com a marca e descobrir quando se produziram as maiores interações.

Talking About.- Todas as ações que tenham, de algum modo, relação com a sua fan page, dentro e fora dela, se contabilizam no ‘Falando sobre isso’. É esse parâmetro que mede o que falam seus fãs e também os não fãs sobre a marca.

Interações- Nas ‘interações’ medimos o número de vezes, seja diárias, semanais ou mensais, que os usuários falaram ou contactaram com a marca. Basicamente existem três tipos de interações: Likes, comentários no mural e compartilhamento do post.

Tipos de Post.- Nos tipos de post são analisadas como foram as interações com a marca. Talvez as pessoas tenham comentado mais ou compartilhado mais um link ou foto. É preciso entender a lógica dos fãs.

Fãs – Na própria página do Facebook é possível monitorar a variação de crescimento dos likes de uma página. É desse número que mais gostam os diretores de marketing, juntamente com o gráfico de crescimento. Essa cifra é importante para compreender a qual tipo de audiência pode chegar sua página.

 

É fundamental estar de olho em todos esses parâmetros mas sem esquecer que os números revelam comportamentos e tendências. Esse é o grande valor das métricas.