Atualmente, estar fora do Facebook é imperdoável para uma empresa que deseje ampliar os negócios e tornar-se conhecida. A maioria dos clientes utiliza as redes sociais como o principal canal de comunicação com as marcas e acompanha de perto as publicações das fan pages. Se você não cumpre essa expectativa, certamente algum concorrente está cumprindo (e, consequentemente, atraindo potenciais clientes).

Mesmo com toda a importância que o Facebook tem, é preciso ressaltar que o alcance orgânico, ou seja, quantas pessoas você pode atingir de graça com suas publicações, foi reduzido drasticamente há algum tempo.

O Facebook afirma que isso aconteceu pela influência de dois fatores: o aumento no número de publicações na rede social e o funcionamento do feed de notícias, que apresenta aos usuários apenas o que considera mais relevante para eles, com base no histórico de curtidas e interações.

É claro que nem tudo está perdido, e existe uma opção para que você consiga fortalecer sua presença na rede social de Mark Zuckerberg: é o Facebook Ads, que possibilita a criação de anúncios pagos por clique e o impulsionamento de publicações, para que elas sejam vistas por mais pessoas.


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Facebook Ads

Como funciona o Facebook Ads

O Facebook Ads funciona da seguinte maneira: acessando o Facebook Business, plataforma de gerenciamento de páginas, informações financeiras e publicidade, você segmenta seu público-alvo, define um orçamento e monta seu anúncio. Você só pagará pelos cliques que sua oferta ou publicação receber, e, assim que o orçamento for atingido, seu anúncio para de ser veiculado.

O Facebook Ads apresenta uma das melhores possibilidades que a publicidade digital oferece: o controle de gastos e do Retorno Sobre o Investimento (ROI) e, ainda, a mensuração de dados.

Quatro motivos para investir em Facebook Ads

1. Atrair novos clientes

Facebook Ads Público SegmentadoCom o Facebook Ads é possível criar diversos tipos de segmentação de público: por idade, localização, interesses e outras opções. Essa segmentação possibilita que você atinja potenciais clientes para oferecer seu produto ou serviço.

Se, por exemplo, sua empresa vai lançar um produto que é voltado para um público-alvo diferente do habitual, basta definir a segmentação de acordo com a idade, localização e interesses desses novos clientes que você pretende atingir. A segmentação de público, quando definida de maneira correta, ajuda a atingir exatamente as pessoas que você deseja e, é claro, proporciona que mais usuários da rede social conheçam seu produto ou serviço.

Por exemplo, você pode definir seu público como sendo: mulheres, de 25 a 50 anos, com ensino superior completo, que se identifiquem com tendências de moda e que residam nas regiões de Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo, para que seus anúncios sejam exibidos para pessoas que apresentem esse perfil, pois essas pessoas terão uma maior predisposição para clicar nos seus anúncios e, consequentemente, tornarem-se suas clientes.

2. Mostrar suas publicações para 100% dos seus fãs

Se a sua empresa possui um blog e você utiliza o Facebook para publicar os textos produzidos, o Facebook Ads também é uma ferramenta interessante para o seu negócio. O impulsionamento de publicações ajuda a disseminar seu conteúdo e a oferecê-lo para um número maior de usuários da rede social, já que o alcance orgânico atinge, em média, apenas 1% do seu público. É claro que o investimento ao impulsionar posts também auxiliará seu negócio aumentando o tráfego do seu site e a exposição da sua marca.

Facebook Ads conteúdo

3. Promover seus produtos e melhorar suas vendas

A criação de anúncios personalizados também é uma das possibilidades que o Facebook Ads oferece. Na plataforma “Facebook Business”, onde você gerencia suas páginas e suas informações financeiras, é possível criar diversos tipos de anúncios.

Seu site tem uma nova oferta imperdível? Você está lançando um produto novo? É só definir um orçamento, criar seu anúncio, definir um público alvo conforme a primeira dica e acompanhar suas vendas.
Sabe quando você está pesquisando algum produto na internet e, do nada, o Facebook passa a te oferecer produtos semelhantes? Não é milagre, é remarketing.
O Facebook Ads também oferece a possibilidade de trabalhar com o remarketing, e toda vez que alguém visita seu site, seus anúncios podem ser exibidos para aquele usuário na rede social.

Facebook Ads site

4. Mensurar dados e conhecer seu público

Atingindo mais pessoas, logicamente, você terá mais contato com o seu público e com potenciais clientes. Juntamente com o aumento de interações, o Facebook Ads oferece dados que possibilitam conhecer melhor os usuários que clicaram nos seus anúncios e publicações.

Nesse gráfico, por exemplo, podemos observar alguns dados do público da nossa fan page no Facebook:

Facebook Ads e o público segmentado.

Esses dados podem servir para avaliar suas ações, estudar novas maneiras de atingir seu público-alvo e até mesmo identificar novas oportunidades e nichos de negócio. Em época de recessão econômica, é muito importante ter estratégias para focar o investimento e maximizar os lucros, e o Facebook Ads é uma ótima ferramenta para isso.

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