Os blocos de publicidade no Facebook não estavam agradando nem os anunciantes, nem os usuários da rede. Em função disso, a empresa anunciou dia 6 de junho que algumas mudanças devem ocorrer nos seis próximos meses para otimizar o espaço publicitário da rede social.

Segundo a Equipe do Facebook, a ideia é a ideia é simplificar ao máximo o sistema de publicidade, que hoje conta com 27 opções e irá se reduzir à metade. A medida é consequência de uma antiga  exigência dos publicitários, que viam muitos formatos redundantes sendo oferecidos.

Entre as principais modificações estão as enquetes, que serão eliminadas para dar lugar a posts com perguntas e respostas nos comentários e os cupons de ofertas, que serão  encerrados e no seu lugar, será possível divulgar um link com promoções.

facebook_enquetes

 

As histórias patrocinadas, que trazem ótimos resultados nas campanhas, serão otimizadas. O recurso, que mostra posts de páginas que seus amigos curtiram em sua timeline, ficará mais fácil de ser utilizado pelos anunciantes e será unificado com outras opções de propaganda da rede social, “queimando etapas desnecessárias”, segundo o Facebook.

Atualmente a publicidade é responsável por 85% da receita da rede social de Mark Zuckerberg. Mas, de acordo com o gerente de produto para anúncios, eles são de boa qualidade, mas pouco efetivos. Por isso a ideia é simplificá-los e potencializá-los.

 

Veja a declaração oficial do Facebook Ads aqui.