Depois de diminuir o alcance orgânico das fan pages em dezembro todos social media chora, o Facebook anunciou em post oficial, no dia 24 de fevereiro, uma modificação no News Feed que pode trazer algum alento para quem trabalha na área e estava passando por um perrengue muito grande para melhorar o desempenho das suas páginas.

Lançada no dia 25, a nova ferramenta permite que, quando uma fan page marcar alguma celebridade ou empresa em um post, o conteúdo apareça para os seguidores de ambas as páginas, da mesma forma como acontece nas atualizações de amigos. Você sabe como é: alguém marca você em uma foto e todo mundo consegue visualizá-la, gerando momentos engraçados, como declarações de amor de mães nas postagens de amigos que elas nem conhecem.

Deixando as brincadeiras de lado, a grande diferença é que enquanto nós temos uma média de 400 amigos, uma página pode ter milhões de seguidores, como a da Guaraná Antártica. Isso pode significar um grande acréscimo no alcance. Para uma fan page menor, essa nova atualização pode ser uma bela de uma carona para aumentar a sua audiência.

Quanto será que cresce o alcance de um post marcando a fan page do Guaraná Antártica?

Mas é claro que não é apenas marcar e esperar que o seu alcance aumente 300%. O Facebook irá analisar diversos fatores – como curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações – para garantir que apenas os conteúdos mais relevantes apareçam no News Feed. Agora é testar e esperar para ver até que ponto o nosso desempenho melhora!