Há algumas semanas o Facebook liberou uma nova funcionalidade em seu sistema de anúncios: a pontuação de relevância. O recurso, que é similar ao do Google AdWords, é uma tentativa de valorizar os ads mais relevantes para o público-alvo da campanha.


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A nova métrica começará a ser exibida nos próximos dias nas ferramentas de relatório e anúncios da rede social.

Facebook lança pontuação de relevância para anúncios

Assim que aparecerá as informações de pontuação de relevância dos seus anúncios.

Como funciona a pontuação de relevância

Segundo nota do Facebook, a pontuação de relevância é calculada com base nos comentários positivos e negativos feitos no anúncio pelo público-alvo. Quanto mais positivas forem as interações previstas de um anúncio, maior será a sua pontuação. Por outro lado, sua pontuação irá diminuir se o seu anúncio for ocultado ou denunciado.

Por exemplo: se você criar uma campanha focada em cliques em um link, quanto mais cliques o seu anúncio receber, melhor será a pontuação. Acontecerá o mesmo se você estabelecer como objetivo visualizações de um vídeo, conversões, etc.

A pontuação de relevância varia entre 1 e 10 e esta será atualizada à medida que as pessoas interagirem com o seu anúncio. Já os anúncios com entrega garantida, como aqueles comprados com garantia de alcance e frequência, não sofrem a influência da pontuação.

A pontuação de relevância é importante?

Sim! Da mesma forma que acontece com o Índice de Qualidade do AdWords, uma boa pontuação de relevância pode baixar o custo do alcance de pessoas. Isso acontece porque o sistema de entrega de anúncios do Facebook é projetado para mostrar o conteúdo certo para as pessoas certas e uma alta pontuação é encarada por este sistema como um aspecto positivo.

Além disso, a pontuação de relevância permitirá que nós, anunciantes e agências, tenhamos uma maior compreensão sobre o conteúdo veiculado. Com isso, poderemos testar novas opções e verificar, de forma simples e direta, quais delas entregam os melhores resultados.

Esta nova métrica pode ser vista em qualquer ferramenta de relatório de anúncios do Facebook ou através de ferramentas desenvolvidas por parceiros da rede social. Para conferir a pontuação de relevância dos seus anúncios, acesse o Gerenciador de Anúncios e adicione a guia Pontuação de Relevância ao seu relatório.

E então, o que você achou da nova funcionalidade?