Batizado de Buffy, ele terá sistema Android integrado com Facebook e pode chegar ao mercado ainda no ano que vem.

 

Além dos aplicativos, Facebook ganhará integração profunda com sistema operacional em smartphone próprio

Facebook fechou uma parceria com a HTC para desenvolver o seu primeiro smartphone, totalmente integrado à rede social, de acordo com reportagem publicada no blog All Things Digital, vinculado ao jornal The Wall Street Journal. Batizado de “Buffy”, o aparelho deve rodar uma versão modificada do Android em que o Facebook estará profundamente integrado.

Segundo as fontes do blog, o sistema operacional do Buffy suportará também aplicativos baseados em web (web apps) desenvolvidos em HTML5. O Facebook teria optado pela HTC para fabricar o novo aparelho recentemente, depois de analisar uma proposta da Samsung. No início deste ano, a HTC lançou um aparelho com um botão físico dedicado para acesso ao Facebook.

O primeiro aparelho do Facebook estaria planejado para 12 ou 18 meses a partir da parceria com a HTC, o que significa que o smartphone chegaria às primeiras lojas entre o final de 2012 e metade de 2013. Em comunicado, o Facebook não confirmou a parceria, nem o smartphone, mas afirmou que “todo o dispositivo móvel é melhor se estiver profundamente integrado com as redes sociais”. A HTC não comentou o fato.

Atualmente, o Facebook possui cerca de 350 milhões de usuários que acessam a rede social diariamente por meio de smartphones e tablets. No total, o Facebook reúne cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo. Até agora, a rede social só era usada em smartphones por meio do aplicativo oficial ou versão móvel do site. Em alguns aparelhos, a integração do sistema operacional com a rede social permite que o usuário envie fotos para o Facebook a partir do aplicativo nativo de fotos.

 

Fonte: iG Tecnologia