Ferramentas Google para marketing digital podem fazer a diferença no seu pequeno negócio? Pode sim. Fique ligado neste texto e veja como.

Uma coisa que sempre me atraiu no marketing digital foi a capacidade de gerar resultados com pouca (ou nenhuma) verba.

Nesse contexto, o Google sempre foi um grande aliado das pequenas empresas. A Gigante do Vale do Silício fundada por Larry Page e Sergey Brin possui uma infinidade de ferramentas que podem fazer toda a diferença no marketing de uma empresa que está dando seus primeiros passos.

Se você tem um pequeno negócio, certamente já utilizou algumas dessas ferramentas para se promover. Google Analytics, Google Adwords, Google Search Console, Google Places, Google Insights, Google Trends, Gmail, Google Drive…

A lista é enorme, e por isso mesmo muitas empresas se perdem na hora de montar uma estratégia, e acabam fazendo ações dispersas sem conseguir avaliar o que está funcionando e o que não.

Por isso quis fazer este post para mostrar minha visão de um Kit Básico de Ferramentas Google para ajudar no marketing digital de sua pequena empresa.
Observação: As dicas abaixo consideram que você já tenha um site para sua empresa. Se você não tem, manda um e-mail para contato@bighouseweb.com.br que a gente te ajuda 😉

Estruturando sua empresa com Ferramentas Google

Antes de fazer marketing é importante garantir que a casa está arrumada para receber nossos queridos clientes, não é mesmo?
Veja algumas ferramentas que podem ajudar sua empresa a ser mais organizada, produtiva e dinâmica.

Gmail

Na minha opinião é o sistema mais poderoso de e-mails que temos à disposição. Infelizmente para você ter um e-mail @suaempresa é necessário contratar um plano pago (US$5/usuário). Mas existem formas de criar uma conta @suaempresa em seu servidor normal, e fazer o direcionamento para sua conta do gmail. A explicação de como fazer isso é um pouco longa para este post, mas uma busca no Google vai te mostrar algumas formas.

 

Ferramentas Google para Pequenos Negócios

Veja na como é possível adicionar novas contas dentro do Gmail

 

Google Drive

O sistema de arquivos na nuvem do Google permite que você armazene literalmente toda sua empresa online. Aqui na BHW nós utilizamos ele para tudo. Temos pastas para cada setor da empresa e todos os projetos são criados e compartilhados através de lá. Todas as equipes podem interagir com os arquivos, fazendo atualizações, incluindo e retirando arquivos como preferirem. Na prática é como ter todos os documentos disponíveis para todos o tempo todo. Ainda é possível restringir o acesso a pastas para apenas alguns usuários (p. ex. pastas do financeiro), e também gerar links de compartilhamento que podem ser enviados por e-mail para qualquer pessoa (p. ex. pastas para aprovação de materiais).

Acesse o Google Drive

 

Ferramentas Google para Pequenos Negócios

Este é o Drive aqui da agência. Veja as opções de compartilhamento das pastas

 

Agenda, Docs, Planilhas, Apresentações, Formulários e outras Ferramentas Google

Você ainda usa o pacote Office, você está vivendo no passado. Ao acessar o Google Drive, você verá que é possível criar uma série de arquivos dentro do próprio sistema. Você pode criar documentos de textos, planilhas de dados, apresentações “PPT” e formulários para questionários. E o melhor de tudo: os arquivos são salvos automaticamente, é possível que múltiplas pessoas trabalhem no mesmo arquivo ao mesmo tempo, e é possível navegar pelas versões antigas do documento caso algum problema aconteça.

 

Ferramentas Google para Pequenos Negócios

Veja as opções de criação de documentos dentro do Google Drive e dê adeus ao Office

 

Google Hangouts

Dentre as diferentes ferramentas Google, o Hangouts é uma das mais importantes. Com ele é possível fazer chat e vídeo chamadas com seus contatos diretamente através do Gmail. Aqui na agência, muitas vezes preferimos falar por ele ao invés de dar a volta na mesa para falar diretamente. Mas o melhor recurso é o de vídeo chamada, onde é possível convidar múltiplos usuários, compartilhar a tela e enviar arquivos de forma muito fácil. É o ideal para empresas com modelo descentralizados de trabalho e uma ótima alternativa para quando o Skype resolve ficar fora do ar.

 

Ferramentas Google para Pequenos Negócios

Dia típico de trabalho aqui na agência

 

Faça sua empresa ser encontrada pelos seus clientes com estas ferramentas Google

Agora que sua empresa já está em ordem e produzindo, é hora de fazer seus clientes chegarem até você. Não adianta nada ter um site se ninguém acessa ele, não é?

Google Adwords

O Google Adwords é a ferramenta de gestão de publicidade do Google. Nele é possível fazer inúmeros tipos de campanhas e formatos. Desde compra de palavras chaves para mostrar sua empresa no topo das buscas no Google, até campanhas de banners ou vídeos.

No meio de tantas opções, as vezes é difícil saber o que fazer, então vou dizer o que eu considero que seja básico para você que está criando suas primeiras campanhas na ferramenta:

 

  • Campanha de Marca: Faça uma campanha para a rede de Busca utilizando como palavras-chaves o nome de sua marca. As pessoas frequentemente buscam pelo nome da empresa antes de finalizar uma compra, então você deve garantir que sua empresa estará lá nesse momento. Além do que, os custos por cliques costumam ser bem baixos, já que você será muito relevante para esses termos.
  • Remarketing: Crie uma campanha do tipo Remarketing para atingir as pessoas que já visitaram seu site. Dessa forma você garante que alguém que visitou sua página e decidiu “pensar mais um pouco” não irá esquecer de você até o momento de realização da compra.
  • Campanha de produtos e serviços: para finalizar, faça uma campanha de busca focando nos produtos e serviços que você venda. Procure usar um grande número de palavras chaves no início, e conforme for tendo resultados, vá retirando as que são muito caras e trazem poucas conversões e inclua palavras chaves negativas (muito importante).

Google Meu Negócio

Nesta ferramenta o Google agregou uma série de funcionalidades super importantes para quem tem uma pequena empresa. Acesse o Google Meu Negócio.

Ao criar o perfil de sua empresa no Google Business, você poderá também se cadastrar para exibir as informações nas buscas do Google Maps. Além disso, sua empresa também passará a ser exibida nas buscas do Google com base na proximidade geográfica de quem está buscando. Você pode inserir fotos, serviços, horários de funcionamento e muitas outras informações. As pessoas também podem comentar no perfil de sua empresa, então é um bom lugar para gerar credibilidade social.

Uma dica é que para o Google ter certeza de que você é efetivamente dono do endereço registrado, ele enviará uma carta com um código que deverá ser inserido no seu perfil. A carta demora em torno de 15 dias para chegar dependendo da região.

 

Ferramentas Google para Pequenos Negócios

 

Google Plus

A rede social do Google nunca foi um grande sucesso, mas tem alguém que gosta muito dela. E adivinha quem é? Acertou! O próprio Google!

Acesse o Google Plus

Então a dica é, se você tem intenção de receber acessos gratuitos através do Google, não deixe de criar um perfil na ferramenta e publicar todos os seus conteúdos lá. Se você postou algo no Facebook, aproveite e poste também no Google Plus, usando um texto maior e com mais foco em palavras chaves. Quer fazer um teste? Coloque uma fotos sua no seu perfil do Google Plus, insira no nome da foto e no texto da publicação seu nome completo. Espere alguns dias e veja sua foto ser exibida no topo da busca de imagens.

 

Ferramentas Google para Pequenos Negócios

Cansado de só ter fotos feias suas no Google? Use o Google Plus para dominar os resultados de busca

 

DICA: Como saber se seu site está sendo indexado pelo Google

Para verificar se seu site está sendo indexado e exibido corretamente pelo Google. Faça uma busca do tipo site: nomedosite.com.br. O Google irá retornar todas as páginas do seu site que já foram indexadas pela ferramenta.

 

Ferramentas Google

Resultados de busca do tipo site:

 

Analisar e aprender com seus usuários através de ferramentas Google

Em marketing digital, analisar e otimizar são fundamentais para ter sucesso. Por isso, não deixe de pensar em como você obterá informações sobre tudo o que você está fazendo. Então veja algumas dicas para garantir que você saiba o que está acontecendo em seu site.

Google Analytics

Esta é uma das ferramentas Google mais conhecidas dos administradores de sites, basta inserir um pequeno código nas páginas do seu site, para que o Google passe a registrar os acessos e o comportamento dos visitantes do seu site. Existem centenas de posts na internet te ensinando como fazer isso, então vou te falar mais sobre o Google Tag Assistent que é uma extensão para o Google Chrome que permite ver se a Tag do Analytics está corretamente inserida no seu site. É só habilitar a extensão que ele irá verificar e te mostrar se está tudo ok ou se você precisa corrigir algo.
Acesse o Google Analytics

Bônus: Estrutura de site com foco em Analytics

Não adianta nada você ter o Analytics instalado em seu site, se seu site não tiver uma lógica na criação das páginas. Por isso eu gosto de imaginar um site básico contendo 4 tipos de páginas: Páginas Institucionais, Páginas de Produtos/Serviços, Páginas de Conversão (onde o visitante irá enviar um formulário ou pedir um orçamento, Página de Obrigado (exibida após o envio de um formulário).
Essa estrutura permite que você veja dentro do Analytics, se seus visitantes estão fazendo todo o caminho até converter. Ou seja, até pedir um orçamento, comprar seu produto ou entrar em contato. Afinal, não adianta você ter visitas que vem apenas sua Homepage e vão embora.

Um Fluxo de navegação ideal seria algo do tipo:

Home > Produtos > Detalhes do Produto > Orçamento > Página de Obrigado
Observando esse funil de navegação, você pode saber quantos % dos seus usuários estão desistindo em cada etapa da navegação. Quantos de seus usuários navegam por seus produtos? E quantos vão até a página de orçamentos? E quantos, efetivamente enviam o formulário de orçamento? Essas perguntas poderiam ser respondidas analisando o funil acima.
Para que isso seja possível, uma estrutura de site básica poderia ser algo como isto:

  • HOME
  • SOBRE A EMPRESA (Página institucional)
  • PRODUTOS (Lista de todos)
  • DETALHES DO PRODUTO (uma para cada produto)
  • ORÇAMENTO (Página de conversão)
  • CONTATO (Página de conversão)
  • PÁGINA DE OBRIGADO (acessada após o envio de algum formulário)
  • BLOG (Sempre recomendado)

E você, o que achou das minhas dicas? Tem algumas outras ferramentas Google que você ache que devia estar nesta lista? Diga o que você achou nos comentários e vamos estudar e aprender juntos.
Um abraço!