O Foursquare é uma rede social que utiliza a geolocalização dos usuários como principal meio de comunicação. Basicamente, funciona assim: você vai em um barzinho (ou shopping, faculdade, loja, museu, etc), dá um check-in no lugar (chamado venue) e a atualização aparece para os seus contatos em um feed.

 Saiba como usar o Foursquare para empresas!

Você também pode fazer pesquisas para descobrir quais são os melhores lugares próximos a você ou fazer a busca por categorias como Alimentação, Vida Noturna, Café, Lojas e outras. O Foursquare ainda permite que você procure lugares com ofertas cadastradas na rede.

Foursquare para empresas: ele pode ser útil?

Sim! Em primeiro lugar, porque quando as pessoas dão check-in no seu bar, por exemplo, elas estão automaticamente divulgando o seu negócio. Os contatos dela vão ver a marcação e podem acabar descobrindo o seu bar ou enxergarem aquilo como uma recomendação.

O Foursquare ainda permite que as pessoas postem fotos do lugar, deixem comentários e façam avaliações, o que pode melhorar a reputação da sua venue. Mas lembre-se que o contrário também pode acontecer.

Outra grande sacada do app está na criação de ofertas para os seus clientes. As promoções são chamadas de Specials e funcionam como uma troca. O seu cliente dá check-in e você dá algum benefício em troca. Pode ser um desconto, isenção de estacionamento, preferência na fila, etc.

Ao todo, existem 7 tipos de Specials que você pode utilizar:

Saiba como usar o Foursquare para Empresas!
Mayor special

Promoção focada no Mayor (prefeito) da sua venue. É uma ótima forma de premiar o seu melhor cliente e promover uma competição entre os usuários.

Exemplo: o prefeito da Venue ganha um drinque grátis a cada check-in enquanto durar o seu mandato.

Swarm special

Promoção de “compras coletivas”. Funciona assim: se um número mínimos de clientes fizer check-in no seu local, em um determinado espaço de tempo, todos eles concorrem a um benefício.

Exemplo: “Entre 20h e 22h, se mais de seis pessoas darem check-in no Restaurante X, todas elas ganham uma porção de fritas”

Friends special

O Friends Special é para estimular grupos de amigos. A empresa define que o check-in deverá ser feito por um grupo de pessoas com número pré-determinado.

Exemplo: “Dê check-in na companhia de mais quatro amigos e ganhe 20% na compra de qualquer produto da loja”

Flash special

Promoção relâmpago! Você define o horário e quantos specials vão ser liberados para as primeiras pessoas que chegarem no seu estabelecimento.

Exemplo: Entre os dias 10 e 19 de agosto, os cinco primeiros clientes que fizerem check-in ganham um vale-presente de R$ 15,00.

Newbie special

Promoção para quem ainda não foi seu estabelecimento. O benefício é dado apenas para quem deu check-in pela primeira vez em sua venue.

Exemplo: “O estacionamento é gratuito para todos os clientes que derem check-in pela primeira vez”

Check-in special

A mais simples. Um check-in, um prêmio. Sem limitação de tempo ou número de check-ins.

Exemplo: “Faça check-in e ganha um cafezinho de cortesia”.

Loyalty special

Promoção para os usuários que deram um determinado número de check-ins na sua venue. Pode ser em um período determinado ou pelo número total de visitas.

Exemplo: “Você não paga o jantar na sua décima visita”.


E aí, tá esperando o que para a sua empresa entrar no Foursquare? Nos próximos dias vamos falar ainda mais sobre a ferramenta, que também permite que você crie anúncios e que possui algumas outras especificações que você precisa saber para desenvolver um trabalho ainda melhor para a sua empresa! Fique ligado.