O Instagram surgiu em 2010 e, rapidamente, ganhou popularidade e adesão de milhões de usuários – atingindo, em 2013, 100 milhões de contas ativas. Com tantas pessoas envolvidas em uma única plataforma, fica claro que o Instagram é uma oportunidade incrível para as marcas e empresas encontrarem com seu público e se comunicarem com ele de uma forma mais interessante. Filtros de edição, hashtags e uma interação mais humana e próxima dos usuários são os principais atrativos dessa mídia social, e é por isso que iniciamos o trabalho de gerenciamento de perfis do Instagram: para criar uma relação íntima com os mais diversos públicos-alvo.


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Ao longo dos últimos dois anos, trabalhamos com algumas marcas dentro do Instagram, gerando conteúdo e engajamento. Contudo, esse trabalho foi construído com muitas experimentações e testes, buscando a participação dos usuários de diferentes maneiras. No início, apanhamos um pouco, pois a cada mídia social possui uma experiência de uso e um tipo de público alvo.

Como conseguir seguidores? Como divulgar os perfis de nossos clientes? Essas são apenas algumas perguntas que guiaram nosso aprendizado com o gerenciamento de perfis do Instagram. Por isso, nesse post reunimos alguns dos nossos aprendizados nessa longa caminhada entre fotos, hashtags e curtidas.

Gerenciamento de perfis do Instagram

No Instagram os instantes são registrados com fotos e quanto mais espontâneo melhor.

Gerenciamento de perfis do Instagram:
nossos aprendizados

1. Ambientes diferentes, comportamentos diferentes.

É comum que as mídias sociais sejam colocadas todas “no mesmo saco”. Essa é a primeira ficha que caiu: cada espaço é distinto, com pessoas diferentes, que se comportam de maneira singular e que construíram, de alguma forma, regras de ética e de etiqueta para aquele meio. Parece óbvio, mas não é. Esse aprendizado não veio exatamente com o gerenciamento de perfis do Instagram, porém a tentação de replicar o mesmo material em todas as mídias é grande e quanto mais mídias maior é a vontade de produzir um material único.

No Instagram, o ambiente é menos formal, mais espontâneo e totalmente visual. Flyers perdem o espaço naturalmente: textos com diagramação, vetores e fotos com tratamento sofisticado são o oposto das fotos espontâneas que o Instagram pede. Ele já vem com alguns filtros legais e que caracterizam a mídia.  

Gerenciamento de perfis do Instagram

Claro que a mesma pessoa, muitas vezes, participa de mais de uma rede social. Mesmo assim, o comportamento em cada uma das redes não será o mesmo.

2. Interagir com seguidores

Muitas marcas pecam quando se inserem em um ambiente (nesse caso o digital) e não estão dispostas a interagir. É uma atitude que soa de maneira arrogante. Além, mostra o quão despreparada e ‘perdida’ a marca/empresa está.

Em outras palavras: está fazendo o quê aqui cara-pálida? A ideia é interagir, sempre e da melhor forma possível. É uma oportunidade incrível de saber que o público pensa, o quê o leva a pensar de tal maneira e de que forma ele expõe seus pensamentos e influencia outras pessoas.

Responder – É fundamental estar presente, não só com postagens, mas com uma boa dose de dedicação. Não é legal deixar o usuário falando sozinho, por exemplo. Interagir, responder do ‘bom dia’ até as questões mais críticas, como reclamações pontuais é fundamental.

Iniciar a conversa – Quando estamos imersos no  gerenciamento de perfis do Instagram, acabamos conhecendo o público. Lembrando de alguns nomes, sabendo que alguns mostram-se mais abertos ou que já deram informações sobre seus gostos pessoais. Com cuidado e sensibilidade é possível marcar seguidores e iniciar uma conversa, sem que isso seja forçado ou incômodo para eles.


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3. Seguir para ser seguido

Já vimos que cada mídia tem suas peculiaridades e que, em cada ambiente, regras de ética e de etiqueta são construídas. No Instagram e no Twitter, quem acompanha o seu perfil é seu seguidor. ‘Seguir’ significa estar interessado nas postagens daquela pessoa. Eticamente, é interessante seguir quem nos segue, como um pacto silencioso e amigável.

No gerenciamento de perfis do Instagram aprendemos a estar atentos a todos os detalhes: temos um novo seguidor? Seguimos de volta. Pessoas legais que tem a ver com a gente? Vamos seguir! E se a postagem for legal vamos dar like e comentar.

4. Utilizar hashtags populares ligadas à área de atuação

Hashtags são aquelas palavras acompanhadas do símbolo #. Elas servem para agrupar interesses, o que é bastante atrativo para quem faz gerenciamento de perfis do Instagram, afinal queremos atrair pessoas que se interessam pelo o que oferecemos.

Algumas hashtags são mais populares que outras e elas, também, podem ser usadas em conjunto. Então, use hashtags com termos que vão do mais abrangente ao mais específico relacionados aos que você está postando.

5. Não tenha medo de revelar os bastidores

O Instagram é uma mídia social que propõe registros mais espontâneos. Aproveite para estabelecer uma relação de confiança e intimidade com seu público. Você pode explorar fotos dos bastidores de sua empresa, o dia-a-dia dos seus funcionários (estimulando qualquer um, independente da área, a criar material para ser postado) e coisas legais que acontecem no ambiente de trabalho.

Alegria e diversão são palavras-chave na hora de pensar nos bastidores. Se seu ambiente não é legal de ser registrado, talvez esteja na hora de mudar a forma como o trabalho está sendo conduzido.

Dias de muita produção aqui na Big! #marketingdigital #webdesign #wireframes

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