O Google iniciou ontem, dia 30, os testes da sua nova função no Gmail para envio de mensagens, que visa facilitar a consulta em outros e-mails enquanto se escreve a atual.

O novo formato de envio de mensagens abrirá uma janela no canto inferior direito com todas as funcionalidades que já existiam.

“Quantas vezes enquanto você escreve um e-mail acaba precisando encontrar uma referência em outra mensagem? Deixar o rascunho salvo, abrir um e-mail antigo ou abrir em uma nova janela. Este novo formato para e-mails surge como uma janela pop-up, similar ao chat – só que maior”, afirmou o Google em um post oficial no blog.

Novo formato do Gmail para enviar mensagens

Novo formato do Gmail para enviar mensagens

Mais fácil e mais rápido

A nova composição foi desenhada para deixar o foco do usuário em o que é importante para a escrita da mensagem. Também foi incluída a opção para adicionar imagens em uma mesma linha, o que é um teste para novas ferramentas a serem inseridas no Gmail.

Ainda, quando o usuário adiciona destinatários para sua mensagem, ele poderá, agora, visualizar a fotos dos seus perfis na lista de autocompletar, ajudando-o a encontrar a pessoa correta e prevenir enganos com homônimos da lista de contato.

Novo formato de enviar e-mails do gmail

Novo formato de enviar e-mails do gmail

Essa experiência se repetirá quando uma mensagem for respondida. O box de resposta foi criado para encaixar perfeitamente como parte da conversa.

Todas essas mudanças começam a ser liberadas para o público em geral a partir de hoje, 31/10/2012, como forma de testes. O Google pretende disponibilizar para 100% de seus usuários essas ferramentas dentro de 4 meses.