Muitas empresas que possuem controle sobre o tráfego de seus sites necessitam editar suas tags constantemente. Esse processo costuma ser demorado, desde a constatação da equipe de marketing até o responsável pelo código realmente implementar as novas tags desejadas. E não nos referimos apenas àquelas do tipo Description, Title ou Content. Mas sim de códigos para verificação de metas, conversões e mensurações, como as do Google Analytics e Adwords.

E foi com foco nessa necessidade que o Google lançou, no início de Outubro, o Google Tag Manager. Ferramenta que possibilita o qualquer administrador adicionar, editar e excluir o conteúdo <head></head> do seu site como se estivesse administrando qualquer outra ferramenta do próprio Google.

Google Tag Manager

Com Google Tag Manager, você atualiza suas tags em poucos passos.

O  Google Tag Manager se torna ainda mais útil quando utilizado o Analytics e o Adwords em conjunto, já que possui total integração com os mesmos, possibilitando a escolha das páginas a serem adicionadas as tags em questão, assim como sua aplicação intuitiva e dinâmica, bastando preencher os números identificadores de rastreamento.

Como exemplo prático, ao invés de o seu código ficar assim:

<script type=”text/javascript”>Script 1</script><script type=”text/javascript”>Script 2</script><script type=”text/javascript”>Script 3</script><meta tag 1><meta tag2><meta tag3>…

Ele ficaria assim:

<script type=”text/javascript”>Script Google Tag Manager</script>

Abaixo, o vídeo explicativo: