Os tempos mudam e a Internet avança de forma muito rápida. Os hábitos de compra também estão em transformação constante. Uma prova disso é que alguns anos atrás ninguém podia imaginar que dentro de um ônibus, através de um telefone, se poderia realizar uma compra e, em poucos dias, receber o produto em casa. O que podemos esperar do futuro?

O relatório Shopper Online Global elaborado por Worldpay revela que o comércio eletrônico se encontra no auge em países como Reino Unido, Espanha, China, Françaa, Japão, Estados Unidos, Canadá, Australia, Argentina, Russia, Índia, Brasil, México e Finlândia. É um relatório extenso, mas resumimos algumas curiosidades e três pontos principais o que consideramos mais importante.

“74% do consumo online ocorre ao meio dia ou até o fim da tarde”

 

95% das compras se realizam em casa, mas isso não quer dizer que é a única atividade que está sendo realizada pelo usuário. Muitos dos consumidores costumam escutar música, ver televisão, falar com amigos ao mesmo tempo que realizam pedidos online.

Em relação ao pagamento, 69% dos compradores paga com cartão de crédito e o PayPal é a segunda opção, usada por 40% dos entrevistados.

 

1.- Perfil demográfico dos compradores online medidos em três variáveis:  sexo, idade e classe social

Conforme mostra a imagem, mulheres são mais propensas a comprar pela internet que os homens, mas há pouca diferença de  porcentagem entre os sexos. Todas faixas etárias consomem produtos online, mas a média nos países anteriormente mostra que os grandes consumidores são os grupos de indivíduos compreendidos entre 50 e 64 anos

Perfil demográfico do consumidor

Perfil demográfico do consumidor

 

 

 2.-Por que comprar por internet?

Sete são as principais motivações para a compra online.  38% afirma que os preços econômicos encontrados na rede são mais atrativos e incitam a compra. Ter a loja online 24 horas à disposição também facilita a compra dos mais ocupados. Poder comparar os preços, e a facilidade de envio também estão entre os diferenciais da web, como mostra a imagem abaixo:

 

Motivações para comprar online

Motivações para comprar online

 

 

 

3.- Por que NÃO comprar pela internet?

O interessante dessa pesquisa é que ela também levantou as razões pelas quais as pessoas não compram pela internet. Entre elas está a tão falada impossibilidade de provar a qualidade do produto. Os gastos de envio, em algumas ocasiões, elevam muito o preço final e isso faz com que os consumidores abandonem a compra. Além disso, há o medo de preencher os dados pessoais e principalmente os dados bancários. A devolução do produto e a demora para devolver o dinheiro e o gosto por comprar em lojas físicas também estão entre os principais motivos para consumidores não comprarem pela internet.

 

Razões para não comprar online

Razões para não comprar online