O Facebook anunciou que irá tirar do ar as controversas Histórias Patrocinadas (Sponsored Stories) ainda este ano. A rede social já havia confirmado que planejava deixar a modalidade de anúncio de lado em Junho de 2013, porém agora nós temos uma data: 9 de abril.

Exemplo de história patrocinada no Facebook:

Exemplo de história patrocinada no Facebook

As Sponsored Stories estão entre as ações mais discutíveis do Facebook. Na prática, a rede catava as suas interações e as utilizavam como anúncios para os seus amigos, sem qualquer tipo de permissão. Imagine se você deu check-in no McDonalds, o Facebook poderia vender essa ação de volta para o restaurante usar como forma de publicidade.

Até a data estabelecida em abril, anunciantes ainda podem comprar as Sponsored Stories, porém, a partir de então, todos esses anúncios vão adquirir diferentes formatos. O elemento de “contexto social” das História Patrocinadas – em que aparecem os nomes dos amigos que interagiram com uma marca – se tornarão comuns em todos os ads da rede social.

Histórias patrocinadas no Facebook têm fim previsto para abril de 2014

“Essa atualização torna as Histórias Patrocinadas redundantes, então descontinuaremos essa unidade de anúncio”

Em uma declaração feita ao Mashable, um porta-voz do Facebook explicou por que a inserção de contexto social marca o fim das Histórias Patrocinadas:

“Conforme anunciamos em junho do último ano, estamos trazendo as melhores histórias patrocinadas – contexto social – para todos os anúncios. Essa atualização torna as Sponsored Stories redundantes, então descontinuaremos essa unidade de anúncio. O contexto social aparecerá em todos os ads. Nossa publicidade social honra o público que as pessoas escolhem, então ninguém verá informações de contexto social em um anúncio que já não pudessem ver”