Ao longo dos últimos meses, recriamos os processos de criação de um site. Desde a ideia inicial até a sua divulgação. Neste post, finalmente chegamos na fase de mensurar os resultados e entender a importância da análise de métricas no marketing digital da sua empresa.

Antes de começarmos, devemos ter em mente que existem inúmeras formas de fazer um relatório de resultados e, por isso, cada pessoa (ou agência) vai produzir um modelo único. Na web, podemos encontrar uma lista praticamente infinita de ferramentas de mensuração – gratuitas ou pagas.

OO Analytics é uma ótima ferramenta de análise de métricas no marketing digital Google Analytics e o Facebook Insights, por exemplo, são ótimos exemplos dessas ferramentas. São de graça, razoavelmente simples e apontam as informações do nosso site e fan page, normalmente os principais canais das nossas campanhas de marketing digital.

Através do Analytics, podemos saber a origem dos visitantes, os horários e os dias que mais acessam o nosso site, quais as campanhas que deram mais resultado, as páginas internas mais acessadas e uma infinidade de outras análises.

Com o Insights do Facebook temos opções parecidas, mas com foco na rede social. Podemos observar o alcance de cada publicação, o nível de engajamento, os horários de melhor performance e o perfil do seu público (idade, sexo, onde mora, gostos, etc).

Insights do Facebook também é útil na análise de métricas no marketing digital

Como dissemos, existem inúmeras ferramentas de mensuração para avaliar os seus esforços de marketing digital, já que podemos trabalhar com diferentes redes sociais (que podem dar mais resultados, dependendo do seu público-alvo). Para o Twitter, que é a rede mais efetiva depois do Facebook, podemos destacar 11 ferramentas para estatísticas e análise que podem ser úteis para os seus relatórios.

Mas o que fazer com essas informações?

Em primeiro lugar, você deve saber que a quantidade de acessos pouco importa, nesse caso. Não adianta ter uma quantidade enorme de visitantes sem que nenhum cumpra com o que você estabeleceu como objetivo.

É como uma loja que recebe 2.000 visitantes por dia e não vende nenhum produto. No fim, é melhor ter a visita de 10 pessoas que saiam com sacolas na mão!

Na web isso é um pouco mais complexo: nosso objetivo pode ser a venda de produtos (caso de um e-commerce) ou o aumento do número de leitores (caso de um blog ou um portal de notícias). Ter esse objetivo bem claro nos ajudará a enxergar a performance do site.

Uma ótima forma de saber que o seu site está tendo um bom desempenho, é com a utilização de um Indicador Chave de Performance, também chamado de KPI – em inglês, key performance indicator. Resumindo, KPIs são diferentes métricas que fornecem visibilidade sobre desempenho de determinado negócio e o seu impacto na organização.

Para começar, apresentamos 7 KPIs que podem ser úteis para a sua empresa:

1. Bounce Rate – por tempo de navegação.A análise de métricas no marketing digital

2. Acessos a uma determinada seção ou conteúdo – visitas a uma página específica.

3. Taxa de retorno – quando visitantes voltam ao site com frequência.

4. Tempo de navegação x Profundidade da Visita – avaliar o grau de interesse do visitante

5. Usuários Cadastrados

6. Vendas

7. Atendimentos – podem se desdobrar em:

– Comentários no blog
– Visualização de vídeos
– Downloads de conteúdo e aplicativos
– Compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Se você ficou interessado para saber e conhecer um pouco mais sobre os Indicadores Chave de Performance, você pode continuar lendo sobre o tema neste outro post do nosso blog: KPIs: o que você precisa saber?


A análise de métricas no marketing digital é um trabalho contínuo, mas que vai mudar constantemente, com o objetivo de melhorar o desempenho da sua empresa! Com as informações coletadas vamos poder tomar rumos diferentes ou repetir campanhas de sucesso. Vamos falar sobre isso no próximo post e daremos alguns exemplos. Até lá, tente anotar os números que você encontrar no Analytics!

E se alguém ficou com alguma dúvida, basta deixar um comentário aqui no blog que vamos tentar esclarecê-la!