Na semana passada, sexta-feira, participamos do webinar da SEMrushO inbound marketing como extensão do SEO“, ministrado por Daniel Pereira, diretor da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. Além de ter sido divertido ouvir alguém falar sobre marketing em PT-PT, a apresentação serviu para conhecermos um pouco mais sobre inbound marketing e como podemos aliá-lo às nossas estratégias de SEO.

Hoje, vamos dar um panorama geral dos tópicos apresentados no webinar. Futuramente, iremos nos aprofundar em alguns deles. Vamos lá!


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O inbound marketing como extensão do SEO

Pereira inciou o webinar dizendo que “a web é um mercado orgânico”, referindo-se a constante troca de informações e meios de utilização dos canais de comunicação digitais. O Marketing Digital é composto por inúmeras estratégias e possíveis ações: redes sociais, links patrocinados, RP digital, SEO, etc. Porém, se formos simplificar, restam três:

1. Website Marketing, onde aplicaremos estratégias de SEO, publicidade online e Marketing de Conteúdo
2. Social Media, que servirá para interagir com o nosso público
3. E-mail Marketing, responsável pela geração e conversão de leads.

O inbound marketing como extensão do SEO

Feita esta introdução, Pereira passa a falar sobre SEO – estratégia de otimização de sites com objetivo de aumentar o número de visitantes a um site. No entanto, é preciso prestar atenção para não cair em algumas armadilhas. Um site que recebe, digamos, 10.000 visitas por dia é bom, certo? Não necessariamente. O que importa todos esses acessos se ninguém está comprando?

“O foco não está no tráfego, mas na conversão!”, responde Daniel Pereira.

E é aí que o inbound marketing como extensão do SEO é útil. O SEO serve para gerar tráfego, enquanto o inbound marketing serve para direcioná-lo e transformá-lo em conversões – que podem ser vendas, contatos ou ações específicas que você quer que o visitante faça em seu site.

Para fazer o inbound marketing como extensão do SEO realmente funcionar, é preciso de uma coisa: planejamento. Para isso, precisamos ter objetivos claros e conhecimento sobre o nosso público-alvo. Assim, poderemos direcionar os nossos esforços de forma objetiva, sabendo quem queremos atrair e o que queremos que esse alguém faça.

A utilização do inbound marketing como extensão do SEO irá impactar diversas áreas da sua comunicação digital. Para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, por exemplo, faça uma persona – um perfil de uma pessoa que você quer atingir – e crie conteúdo pensando nos interesses dela. Para seu site, pense na experiência que você está proporcionando para os usuários: a navegação é simplificada? As informações relevantes devem estar organizadas e em locais de destaque, levando o usuário à compra.

E então, gostou? Nos próximos dias vamos falar mais sobre alguns tópicos que foram abordados no webinar. Até lá, você pode acompanhar mais algumas atualizações do blog em nossa fan page. Curta! facebook.com/BigHouseWeb.