O caminho para uma realização de compra é tortuoso. O público não faz diferenciação entre canais, ele vê a marca como uma experiência contínua, tanto no on-line quando no off-line. Dessa forma, para conseguir um número maior de interações, é fundamental que haja uma conversão entre canais e a busca é uma ótima ferramenta para começarmos esse processo.

Fazer uma busca é o primeiro ponto de convergência entre a percepção de marca e ação. Ela é uma oportunidade iniciada pelo usuário, e que reitera a mensagem de outros canais. No entanto, muitos anunciantes operam em uma espécie de vácuo, focando a otimização de um canal sem nenhum tipo de informação das iniciativas dos outros.

A agência indiana Vinfotech redesenhou o maior buscador da web

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Exemplificando, isso pode acontecer quando uma agência controla as campanhas off-line e outra cuida da parte on-line de um mesmo cliente. Pensando nisso, separamos uma lista de oportunidades fáceis para conectar estratégias de diferentes canais. Vamos a elas:

Busca paga + busca natural

Para começar, alinhar buscas pagas e naturais é um ótimo modo de começarmos. Busque perceber quais mensagens provocam mais respostas em buscas pagas e utilize essas informações para impulsionar o SEO.
Preste atenção na linguagem adotada nas buscas, utilizando os resultados de buscas pagas para identificar oportunidades e direcionar ações. Se você não valorizar a forma com que sua audiência faz as suas buscas, está perdendo uma oportunidade de se conectar a ela.

Busca + Display

Alinhar mensagens em diferentes canais ajuda a reforçar a imagem que a sua marcar quer transmitir. Sua equipe de buscas pagas deve ver todos os banners veiculados para que, assim, possam complementar a mensagem no texto do anúncio. Se alguma tagline especíica for utilizada, tente coloca-la como keywords na busca.
Diversos estudos apontam que a maior parte das pessoas fazem uma busca logo após visualizarem um banner, ao invés de simplesmente clicar nele.

Search + PLAs

Uma oportunidade clara entre esses dois canais é a utilização dos testes de publicidade em buscas pagas para informações do product listing ad – anúncios de busca que trazem informações como preço e imagem. Os resultados de PLA também oferecem ótimas sugestões de busca paga, então, observe quais produtos são os principais geradores de tráfego e crie link para eles em sua campanha de busca paga.

Search + Off-line

Durante muito tempo, equipes on-line e off-line não se misturavam, não compartilhavam planos, não estabeleciam uma meta semelhante, nada. Então aproveite que 2014 ainda está no começo para finalmente estabelecer essa união. Alinhe os textos dos anúncios com iniciativas de marketing off-line.

A busca é o catalisador da conversa iniciada pelo consumidor e também o condutor da intenção de um possível cliente. Em meio a toda experiência de marca, a busca é uma das ferramentas que mais ajuda os consumidores a separar intenção de transação. Quanto mais sua estratégia de busca estiver alinhada com outros canais, melhores serão os resultados de todas as suas frentes de marketing.