No último post da série que estamos fazendo sobre sites corporativos, falamos sobre a importância de produzirmos relatórios de desempenho das suas campanhas de marketing digital. Hoje desdobraremos o assunto e veremos como é possível tomar decisões a partir dos dados coletados.

Uma das grandes diferenças entre a publicidade off-line e a on-line está no poder de corrigir o rumo de uma campanha no meio do processo. Se você comprar espaço em um outdoor por uma semana, ele ficará ali por uma semana, mesmo que tenha uma performance ruim.

Na web você pode analisar a repercussão em tempo real do seu anúncio, mudar o seu direcionamento e reinventar a sua campanha enquanto ela se desenvolve. É um processo gradual.

Tendo insights a partir dos dados coletados

Recentemente, a BigHouseWeb criou uma campanha de divulgação para os testes de elenco do filme Em 97 Era Assim, que buscava atores entre 13 e 17 anos. Logo nos primeiros dias, criamos uma série de anúncios no Facebook Ads e o segmentamos para atingir apenas o público nesta idade e que mora no Rio Grande do Sul.

Passados alguns dias do início da campanha, notamos que grande parte do nosso público era composto por tias e mães de adolescentes nesta idade, que incentivavam os filhos e sobrinhos a se inscreverem no teste. A partir deste momento, procuramos abranger também esse público. No fim, obtivemos mais de 500 inscrições para o longa.

Com a análise de dados também é possível avaliar a eficácia, não apenas de suas campanhas e anúncios pagos, mas também do seu site. No caso de um e-commerce, podemos identificar os produtos com mais saída e fortalecer ainda mais nossos esforços neles.

Tendo insights a partir dos dados coletados

Em um blog isso também acontece. O blog Costura Moderna, de uma empresa que vende máquinas e instrumentos para costura, produzia conteúdos com foco em alta costura, tendências de moda e tutoriais.

Ao analisarmos o número de acessos no Google Analytics e os posts com melhor desempenho no Facebook, foi possível notar que o interesse do público era muito maior nos passo-a-passos e em postagens que tinham uma utilidade prática para as nossas clientes. Quanto identificamos essas informações, passamos a criar mais posts com este foco, o que aumentou o número de acessos ao site e o engajamento nas redes sociais.

Tomando decisões através do benchmarking

Além dos dados da sua própria empresa, outra forma que auxilia nas tomadas de decisões é com o benchmarking. O economista Carlos Hildorf define:

“Benchmarking é uma ferramenta de gestão que consiste na mensuração da performance de uma organização, permitindo que ela compare sua eficiência com a de outras organizações”

Tendo insights a partir dos dados coletadosSaber o que os nossos concorrentes estão fazendo é importante para alinharmos a comunicação da marca com o resto do mercado ou procurarmos um diferencial, algo que nos destaque. Nunca copiar, é claro, mas aprender com as melhores práticas e evitar as piores.

Existem alguns modelos de benchmarking que você pode trabalhar:

Benchmarking interno: é o comparativo interno, comumente usado o melhor conhecimento da empresa, seus departamentos, atuação e linha de comunicação.

Benchmarking competitivo: é baseado na análise do produto, serviço, atuação e posicionamento do concorrente

Benchmarking funcional: é baseado na busca de melhores práticas em empresas de outros setores, que não fazem concorrência direta. Essas empresas podem ser líderes de outros segmentos que desenvolvem boas ações que merecem ser reproduzidas.

Benchmarking estratégico: busca a análise de diversos setores e segmentos não correlacionados entre si. Essa é a modalidade que mais traz informações que geram inovação para a empresa.

A prática do benchmarking não deve ser isolada, mas feita continuamente em busca de novas práticas. Os dados analisados ajudam na estruturação do planejamento de uma campanha, embasam os motivos pelos quais determinadas ações devem ser desenvolvidas e mostram quais objetivos devem ser alcançados.


Com esse post, passamos por todos os estágios de criação, desenvolvimento e divulgação de um site corporativo. No entanto, a web muda com tanta frequência que precisamos constantemente ir estudando novas práticas, novos meios.

Buscar constantemente novas informações é essencial para compreender o que está acontecendo e quais são as tendências da comunicação na internet. Por isso deixamos aqui um “presentinho” para quem quer permanecer por dentro disso tudo.

Um post que produzimos com mais de 60 sites fundamentais para nos atualizamos: O melhor feed para quem trabalha com web.