Estabelecer uma boa estratégia de comunicação digital nem sempre é uma tarefa simples. Se você busca resultados, então, é preciso uma boa dose de dedicação e horas de trabalho. Por isso, para potencializar e aproveitar de maneira mais produtiva os investimentos em marketing digital, a escolha de uma estratégia consistente e que faça sentido é imprescindível.

Existem muitas técnicas, softwares, sites e profissionais que prometem revoluções quase milagrosas para marketing empresarial. Entretanto, é preciso ressaltar que nada vai acontecer se os investimentos em marketing digital não forem extremamente bem planejados e executados, visando metas, objetivos e resultados concretos. Tenha em mente que não existem milagres: tudo é consequência de um trabalho coerente e embasado.

Investimentos em marketing digital

Já elaboramos uma série de planos de marketing digital para empresas de todos os portes e segmentos. Muitas dúvidas surgiram durante esse extenso caminho, mas também conseguimos validar diversas estratégias utilizadas ao longo do tempo. Resolvemos aproveitar essas vivências para elaborar esse post com algumas dicas valiosas para quem deseja estabelecer a melhor estratégia e potencializar os investimentos em marketing digital.

Dicas para potencializar os investimentos em marketing digital

Estabeleça suas prioridades e avalie as necessidades

Antes de começar, estabeleça as prioridades do seu negócio e avalie minuciosamente as necessidades que podem ser supridas através do marketing digital. Faça uma análise criteriosa do seu produto ou serviço e, é claro, do quanto sua empresa dispõe para realizar investimentos em marketing digital. Depois disso, ficará mais fácil dar o primeiro passo e iniciar a construção da imagem e do alcance da empresa na internet.


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Se a sua prioridade é ser encontrado por potenciais clientes, talvez o seu investimento deva ser mais focado em anúncios pagos no Google e em técnicas de SEO para rankear seu site no buscador. Por sua vez, se você acredita que sua empresa necessita ser mais conhecida por um determinado público, é bem provável que o mais indicado para você sejam ações de branding (divulgação e posicionamento de marca).

Conheça seu público-alvo

Para planejar uma estratégia de marketing que funcione, é preciso conhecer o seu público-alvo. É necessário ter em mente questões como hábitos de consumo, faixa etária, sexo, preferências e outros detalhes para poder escolher o melhor caminho para atingir seus potenciais clientes.

Faça pesquisas, converse com clientes e tente identificar possibilidades através de uma comunicação próxima e versátil. Além disso, é possível fazer “testes” como publicações em diversos horários nas redes sociais ou estudos de palavras-chave para conhecer tendências de busca no Google. Todos esses aspectos, invariavelmente fazem parte de uma boa estratégia de comunicação digital e certamente ajudam a potencializar os investimentos em marketing digital.

Preste atenção nas ferramentas utilizadas para gerenciar o marketing digital

Para ter bons resultados, é preciso escolher as ferramentas certas. Lembre-se que uma boa estratégia de marketing digital contempla o agendamento de publicações nas redes sociais, envio de newsletters e e-mails marketing, softwares para automação (envio automático de e-mails), entre outras funcionalidades. É possível fazer todas essas tarefas manualmente, mas garantimos que isso não é nada prático ou rápido.

Atualmente, já existem ferramentas de marketing digital que são uma mão na roda e que facilitam todo o processo. Aqui na agência, utilizamos o RD Station, que é a melhor ferramenta para gerenciamento de marketing digital, geração de leads e relacionamento com a base de contatos.

Dentro do RD Station, é possível agendar publicações nas principais redes sociais, enviar e-mails em massa, mensurar dados de acesso do site, gerenciar oportunidades de negócio e acompanhar vendas. Essas funcionalidades são essenciais para otimizar os investimentos em marketing digital.

Invista em conteúdo de qualidade

A geração de conteúdo é um dos pilares do marketing digital. Produzindo conteúdo de qualidade, com informações relevantes e que agregue valor para o leitor, é muito mais fácil relacionar-se com leads e clientes. Um bom conteúdo, que utilize as melhores técnicas de SEO e que ensine algo para quem está lendo, certamente é uma grande ferramenta que justifica os investimentos em marketing digital.

É possível criar posts para blogs empresariais, publicações para redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e, olha só, Snapchat) e produção de eBooks informativos são uma ótima maneira de captar pessoas interessadas em um produto, serviço ou negócio. Com a produção de conteúdo, é possível criar estratégias de automação de marketing e captar leads que estejam em busca do que você oferece.


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retorno financeiro do marketing digital