Muitas empresas e profissionais desejam aumentar seu alcance na internet e, para isso, pensam em investir em marketing digital. Entretanto, na maioria dos casos, sequer sabem por onde começar. Dentre as muitas opções existentes para divulgar um negócio na internet, é realmente complicado estabelecer uma estratégia consistente sem possuir conhecimentos para tanto. Dar o primeiro passo no mundo do marketing digital, às escuras, pode tornar-se uma tarefa confusa e, por vezes, desgastante. Contudo, isso não é motivo para desistir: com um pouco de trabalho e planejamento, é possível simplificar e otimizar o processo.


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Independentemente do seu nível de conhecimento sobre o assunto, se você ainda não sabe como investir em marketing digital, existem alguns passos básicos que podem ser seguidos para dar início à sua jornada de maneira focada no que realmente importa: os resultados. Pesquisa, planejamento e horas de dedicação para compreender o comportamento do público-alvo, entre outros, são etapas essenciais para ter sucesso em uma estratégia de marketing digital. Por isso, listamos quatro dicas valiosas que podem auxiliar quem deseja investir em marketing digital mas não sabe por onde começar.

dicas valiosas

4 dicas valiosas para investir em marketing digital

1. Pesquisar e planejar ações antes de começar

Pesquisa e planejamento, mesmo que as vezes pareçam perda de tempo, são etapas essenciais e que representam toda a base de uma estratégia de marketing digital. Se essas fases não recebem a devida atenção, é possível que eventuais falhas de planejamento sejam esquecidas. Isso, no final das contas, pode acarretar em erros irremediáveis ou em desperdício de investimento (seja ele de tempo ou dinheiro).

Por isso, nossa primeira dica para investir em marketing digital é: pesquise, planeje, cogite hipóteses e trace uma estratégia clara e focada nos resultados que você deseja atingir. De nada adianta, por exemplo, investir pesado na comunicação via redes sociais se o seu público-alvo não está nesse ambiente digital. Pode ser que a opção mais rentável para o seu negócio sejam anúncios no Google ou envio de-mail marketing, mas você só saberá disso se pesquisar e planejar com cuidado todas as suas ações, desde o início.

2. Produção de conteúdo e redes sociais

Uma boa maneira de investir em marketing digital é apostar na produção de conteúdo para blog e redes sociais. Como já falamos nesse outro post, a primeira etapa do funil de vendas do marketing digital é a atração, ou seja, a isca digital que você usará para atingir seus potenciais clientes.

A atração pode ser feita, dentre outras técnicas, pela produção de publicações com conteúdos que sejam do interesse do seu público: dicas, orientações e textos educativos podem ser um ótimo jeito de iniciar um bom relacionamento com potenciais clientes e de posicionar o seu site na busca orgânica do Google (que são os resultados exibidos quando alguém faz uma pesquisa no maior buscador online). Esses posts podem ser publicados no blog e nas redes sociais da empresa, respeitando o formato e a proposta de cada plataforma.

3. Anúncios e otimização de SEO

Ainda pensando na etapa de atração dos clientes, outras duas possibilidades muito interessantes são as mídias pagas e a otimização das páginas do seu site para buscas orgânicas. Mas o que isso quer dizer?

Com os anúncios, conforme o próprio Google afirma, você é encontrado quando potenciais clientes buscam pelo seu negócio. Ou seja, se você possui uma loja de roupas e está anunciando no Google AdWords, quando alguém buscar por “loja de roupas”, por exemplo, um anúncio com o contato do seu estabelecimento é exibido. Com isso, a probabilidade de fechar um negócio pela internet é muito maior, você não acha?


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Além dos anúncios, é possível otimizar seu site com técnicas de SEO. Essas técnicas, que envolvem principalmente a utilização de palavras-chave específicas nas páginas do site, são responsáveis por melhorar o rankeamento do seu site na busca orgânica (gratuita) do Google. Um bom trabalho de SEO ajuda a posicionar seu site nas primeiras páginas do buscador, o que é um diferencial de peso na hora de ser encontrado por potenciais clientes que estejam interessados no produto ou serviço oferecido por você.

4. Mensuração de resultados

Ao decidir investir em marketing digital, é preciso ter uma visão mais ampla de como funciona todo o processo. Depois de pesquisar, planejar, executar e fazer manutenções na estratégia estabelecida, é preciso mensurar todas as informações. A mensuração dos resultados no marketing digital permite que você possa calcular o ROI (retorno sobre investimento) e, além disso, possibilita que você analise o que está funcionando e o que precisa ser repensado dentro dessa estrutura. A mensuração é a última das etapas do marketing digital e é essencial para que você consiga otimizar o seu investimento.


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