Jornalistas no Marketing Digital? Pensei: “Meu objetivo nunca foi ser um vendedor” e logo percebi meu equívoco. Vi que a Produção de Conteúdo para Marketing é muito maior do que qualquer processo de venda: é educar o consumidor para uma nova Era mercadológica de consumo consciente. 

Sim, é verdade. Poucos são os jornalistas no Marketing Digital. A maioria deles ainda não descobriu esse nicho de atuação. Mas a realidade é que o Marketing Digital precisa deles. E eles, em breve, vão saber que também precisam do Marketing Digital.

Mercado de trabalho do Jornalismo tradicional está… fraquejando

O primeiro motivo pelo qual afirmo que jornalistas no Marketing Digital são o futuro é que o mercado de trabalho do jornalismo tradicional não satisfaz mais as expectativas que são criadas no cursos de comunicação: não remunera adequadamente, não respeita jornadas de trabalho sadias, não dá reconhecimento de forma devida e tudo isso enfraquece o amor pela profissão. A coisa mais comum do mundo, hoje, é ver um jornalista reclamar de seu trabalho. Ou não?  

 


Você pode se interessar por esses posts:

A faculdade é só um diploma?

Planejamento Estratégico de Marketing Digital: entenda a importância e monte sua tática!

Como virar referência na sua área com técnicas de marketing digital


Jornalistas no Marketing Digital: Seus ideais têm espaço aqui também

Esta ideia de que trabalhar com Marketing vai transformá-lo em um vendedor  é, além de arrogante, completamente equivocada. Se você foi parar no jornalismo porque tinha ideais de construção de um mundo melhor e que por isso o mercado do Marketing não é para você, saiba que os jornalistas no Marketing Digital também se alimentam de sonhos. Trabalhar para melhorar as relações de consumo – o consumo, não podemos fugir dele porque o Capitalismo é uma realidade – é significativo para que as coisas melhorem para todos. Já pensou nisso?  

 

  • Fazer com que as marcas entendam o público;
  • Conceder espaço para que o público dite as regras das relações de compra;
  • Fazer com que os empresários estejam atentos às necessidades e aos valores das pessoas;

 

são os objetivos do Marketing Digital nessa nova Era em que o mercado é controlado por quem consome (graças a Deus!).

(A internet criou ótimas coisas. Nem você sabia que eram tantas, assim. Viu que a luta por um mundo melhor tem espaço significativo aqui?)  

Produção de conteúdo é para quem escreve

Muitos jornalistas que estão em redações convencionais, atuando na mídia noticiosa, não sabem muito bem que já são produtores de conteúdo. Tal noção é bem mais clara para aqueles que estão familiarizados com o ambiente digital e com os termos empregados nele.

A produção de conteúdo é uma função para quem escreve. E escreve muito sobre tudo. É ideal para quem cria com frases: para quem cria dizendo coisas. O certo é que o Inbound Marketing é uma terra fértil para quem escreve por amor: o que anda sendo raridade nas redações brasileiras.   

Há um processo de desconstrução pelo qual os jornalistas no marketing digital precisam passar no que tange construção textual. É preciso fazer com que aquilo que ele escreve seja mais leve, corrido e “dialogado”, sabe?

Por isso, trabalhar com Marketing Digital pode ser encarado como uma escola para o jornalista tradicional: ao aprender a se comunicar com o público na internet, muitos outros processos são simplificados, também. Você, jornalista que ler isso, espero que a sua experiência com o Marketing Digital seja tão boa quanto a minha.

 

*Patricia Bitencourt é jornalista e Assistente de Conteúdo na Bighouseweb. Aos oito anos, escreveu um livro e o pai lançou uma praga de que seria jornalista. Segundo a própria, foi a melhor praga que recebeu em vida.