Aproveitar o melhor que o mundo tem para oferecer requer visão.

É preciso ter coragem e, principalmente, mente aberta para encarar os desafios.
Para quem está no mundo dos negócios ou do empreendedorismo, cada oportunidade vale ouro. Uma chance perdida pode ser um detalhe decisivo para alcançar ou não o sucesso.

Você sabe disso.

Não acredito que exista alguém que goste de se sentir ultrapassado. De não ter percebido uma oportunidade que estava diante dos olhos. O sentimento que fica é sempre o mesmo: poderia ser, mas não foi.

Quando isso é culpa da nossa incapacidade de aproveitar uma chance, pior ainda.
Enquanto estou escrevendo e pensando sobre a temática desse texto, achei um ótimo exemplo para ilustrar a importância de se aproveitar oportunidades. Aconteceu comigo, e vou te contar agora.

 

marketing digital de resultados

Marketing digital de resultados: as oportunidades que você pode estar perdendo

 

Sobre aproveitar cada oportunidade

Uma trajetória: quatro anos de faculdade de jornalismo, muitas experiências, estágios e aprendizados em reportagem, assessoria de imprensa e redes sociais.

Um sonho: trabalhar com produção de TV.

Uma realidade: depois da formatura, seis meses de desemprego e poucas (leia-se nenhuma) oportunidade na área.

Em uma conversa descompromissada com um amigo, brilha uma chance: trabalhar com marketing digital de resultados. Mesmo sabendo muito pouco ou quase nada sobre o assunto.

Claramente, uma oportunidade. Concorda?

Existiam dois caminhos: recusar a chance por medo ou aceitar o desafio e tentar aprender o mais rápido possível, para dar um novo uso para o diploma novinho, recém chegado e tão pouco usado.

Decidi aproveitar a chance. Cheguei sem saber praticamente nada. E hoje, depois de um ano e meio de experiência na área, muitas certificações e uma guinada brusca na carreira, estou aqui, falando sobre o assunto para você.

Ainda tenho um longo caminho para percorrer, eu sei. Mas, o que aprendi até aqui, me permite passar algumas informações importantes adiante.

Chega de história

Nesse momento, você pode estar se perguntando: o que isso tudo tem a ver com as oportunidades geradas pelo Marketing Digital de Resultados?

Tem tudo a ver. Principalmente, com a parte de não ter medo de arriscar e, também, de estar com a cabeça aberta para aceitar o NOVO. Vem comigo?

Uma oportunidade perdida é uma chance desperdiçada

Pense consigo mesmo: quantas chances você já perdeu na vida? Se você pudesse voltar no tempo, faria algo diferente? Mude o rumo das coisas e evite o arrependimento.

“Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.”
William Shakespeare

Agora, vamos voltar para o presente. E parar de perder oportunidades.

Marketing Digital de Resultados que gera oportunidades de negócio

Não é por nada, mas se você ainda não investe no Marketing Digital de Resultados, você está de costas para o futuro. O Brasil é o quinto país mais conectado do mundo. 110 milhões de pessoas acessam a internet todo dia, para consumir entretenimento e, também, para comprar.

Se o seu negócio não tem uma forte presença digital, é mais do que óbvio que você está perdendo oportunidades. Não concorda?

Segundo o eDigitalResearch, 64% dos donos de smartphones e tablets estão usando seus dispositivos móveis para fazer compras online. Essas compras são feitas através das redes sociais, e-mail marketing e sites adaptados para os mais diversos tipos de tela, entre outras formas. Ou seja, toda uma estrutura dedicada para o engajamento e comércio online.

Estando de acordo ou não com essa informação, acredito que você gostaria de conhecer um pouco mais das chances que são geradas com um bom trabalho de marketing digital de resultados. Confira:

Aumentar a aquisição de leads

O marketing digital de resultados é um ótimo aliado para aquisição de leads (se você não sabe o que é lead, clique aqui e aprenda com a gente).

Como? Simples: atraindo potenciais clientes para seu site e auxiliando você a conseguir dados como nome, telefone e e-mail deles, através de landing pages de conversão.

Bole uma boa oferta, crie uma página específica para a divulgação dela, invista em mídia paga (Google AdWords e Facebook Ads, por exemplo), e veja a mágica acontecer.

Você também pode criar conteúdos especiais para utilizar como moeda de troca pelos dados do lead. Criar um eBook e permitir o download através do preenchimento de um formulário também é uma boa maneira de captar leads.

Aumentar o conhecimento de marca

Para alcançar o sucesso, sua marca precisa ser conhecida.

Vamos direto para a prática: produção de conteúdo para blog (com foco na busca do Google – SEO), atualização de redes sociais e investimento em mídia paga (anúncios no Google ou no Facebook/Instagram) são os principais meios que o marketing digital de resultados apresenta para que uma marca seja divulgada e encontrada por potenciais clientes.

Ter um blog com uma boa quantidade de conteúdos educativos e redes sociais atualizadas é o primeiro passo para que sua marca seja conhecida e, principalmente, para que o investimento no digital tenha o retorno esperado. Comece agora mesmo.

Investir menos em publicidade e lucrar mais (aumento do ROI)

É possível investir menos em publicidade e, por consequência, aumentar o retorno sobre o investimento. O marketing digital de resultados é 62% mais barato do que o marketing tradicional (veiculação de anúncios em jornais, inserção de comerciais na TV e no rádio, outdoors, entre outros).

Além disso, no marketing digital é muito mais fácil otimizar os investimentos. Caso uma campanha não esteja dando o resultado esperado, é simples: ela pode ser paralisada para que uma nova seja criada.

No marketing tradicional, a mudança de estratégia é muito mais engessada e fixa: depois de veiculada, dificilmente será possível realinhar uma campanha de divulgação sem perder muito dinheiro e tempo de trabalho.

Com isso, fica muito mais fácil perder oportunidades. E você não quer mais deixar as boas chances passarem em branco.