Seu site está pronto, com um design bacana e funcionando até no Internet Explorer, como vimos no último post, “O seu site está quase começando, e agora?”.  Chegou o momento de pensar nas formas como você vai divulgá-lo. Para isso, existem alguns métodos que você pode escolher conforme o seu orçamento e seu tempo.

Em primeiro lugar, vamos resgatar tudo que falamos e definimos nos posts anteriores. Quais os objetivos, em quanto tempo você quer alcançá-los, qual o público-alvo e qual impressão você quer passar. Reúna tudo isso e vamos ver como você pode promover seu site. Nesse post, vamos ver formas que não requerem investimento, mas que consomem tempo e dedicação:

Marketing de Conteúdo

Produzir conteúdo relevante para os seus clientes é uma das melhores formas de promover a sua empresa na web. Se você optar por essa estratégia, ela provavelmente irá girar em torno de um blog.

37% dos profissionais de marketing afirmam que blogs são o formato mais valioso quando fazemos marketing de conteúdo.

Seu blog funcionará para, basicamente, duas coisas. Em primeiro lugar, ele servirá para que você compartilhe conteúdo relevante para os seus clientes. Será um canal de comunicação da empresa. Ao contrário da publicidade convencional, que interrompe a ação do público (programa de TV, rádio, matéria em uma revista, jornal, etc), é do interesse do cliente buscar o que você tem a dizer.

Em segundo lugar, o marketing de conteúdo é ótimo para melhorar a posição do seu site nos mecanismos de busca. Sites corporativos com blog têm 434% mais páginas e 87% mais links indexados nos buscadores. Ou seja: um blog bem atualizado, com conteúdo relevante e de qualidade, vai ajudar a sua empresa a ser encontrada mais facilmente.

90% dos consumidores acham conteúdo personalizado útil, e você?

A produção de conteúdo é importantíssima e, de qualquer forma, vai ajudar muito na divulgação do site. Porém, o recomendável é que esse trabalho seja desenvolvido paralelamente com uma estratégia de otimização de site (SEO), que veremos a seguir.

Conteúdo sem SEO é como produzir um anúncio lindo de duas páginas e colocá-lo apenas no jornalzinho do bairro.

SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Motores de Busca. Auto-explicativa, a técnica busca melhorar o ranqueamento de uma página ou de um site no Google, Bing, Yahoo!, etc. Sabe aquela história de que “se não está na primeira página do Google, não existe”? Pois bem, o SEO vai ajudar a sua empresa a existir e aumentar o número de acessos ao site.

Antes de darmos algumas dicas para efetuar a otimização, vamos tentar explicar como o Google funciona. Quando você vai fazer uma busca e coloca as suas palavras-chaves, como o buscador “sabe” que aqueles são os melhores resultados para você? Através de um algoritmo, que é uma fórmula matemática um tanto muito muito muito complexa.

Esse algorítimo serve para que, quando fizermos uma busca por pato de borracha, não apareçam resultados de borracharias. Para isso, esse algoritmo leva em conta diversos fatores (estimativas acreditam que sejam mais que duzentos), entre eles o PageRank – ligado à relevância de uma página – que estabelece quais sites aparecerão nas cabeças de uma pesquisa.

No vídeo abaixo podemos ver de forma prática como o PageRank funciona:

Agora que sabemos o que é, para que serve e como funciona, daremos dicas para uma boa estratégia de SEO:

Publique regularmente

Sua estratégia depende fundamentalmente disso. Manter um número de postagens alto é importantíssimo, como já dissemos. Tente postar um artigo por semana, no mínimo. Fazendo isso, o seu índice de links aumentará e os motores de busca rastrearão seu site rapidamente.

Capriche nas descrições

A tag meta description (ou meta-descrição) é aquele textinho que fica abaixo de um link que apareceu como resultado depois de uma busca. É bom ter uma preocupação especial com esse pequeno detalhe pois, além de resumir e indicar ao leitor sobre o que se trata aquela página, ele também ajuda os motores de busca a acharem o site.

Exemplo de meta descrição do resultado de busca de Big House Web

Construa Backlinks

Outra dica importante é a implementação de backlinks – eles permitem rastrear outras páginas da web que contêm links para as suas postagens – ao seu site. Participe de fóruns de discussões e use o link do seu site em sua assinatura, comente em blogs do seu nicho de mercado, responda perguntas relacionadas ao seu setor em sites como o Yahoo! Respostas, entre outros. Tudo isso também ajudará na estratégia de SEO.

Pesquisa de Palavras-Chave

Pesquise as melhores palavras-chave relacionadas ao seu negócio e crie suas postagens com base nelas, usando o Keyword Planner do Google. Use-as no título, nos cabeçalhos, no corpo do texto, nas tags e destaque-as em negrito. Quanto mais palavras-chaves relevantes forem escolhidas, maiores serão as chances do seu site ser encontrado.


No próximo post da nossa série sobre sites corporativos, vamos ver mais maneiras de promover o seu site, com a ajuda de anúncios pagos e com a criação de newsletter. Então fique atento! E se você ficou com alguma dúvida desse post, deixe um comentário abaixo que vamos tentar esclarecê-la.